DSCF5011

Considerada a maior loja virtual de vinhos da América Latina, a Wine.com.br vem conseguindo, desde o lançamento do  rótulo espanhol “Toro Loco”, tornar-se um verdadeiro fenômeno de marketing e vendas de vinho no Brasil.

Para aqueles que possuem a mínima afinidade e interesse pelo tema vinho, impossível não ter ao menos ouvido falar nesse propalado “Toro Loco”, nos últimos doze meses – e com boa margem de probabilidade, já deve até ter experimentado o nomeado vinho espanhol, um típico Tempranillo, que desce redondinho, deixa o obrigatório gostinho tostado de madeira, mais um suave caramelo, etc., etc. E que por todos esses atributos tem-se que desembolsar apenas R$ 25,00…

DSCF5004

Pois bem, coerente com a mesma diretriz – a de popularizar e ‘descomplicar’ o vinho – a   empresa, que opera e domina um eficiente sistema de vendas on line desde 2008, acaba de trazer ao público brasileiro uma nova versão do muito bem sucedido produto: o  Toro Loco Crianza – da safra 2010. Pela novidade, e em se tratando de um “Crianza” (vinho que, segundo a legislação espanhola, deve passar por 24 meses de maturação, somando barril e estágio na garrafa), o consumidor final deverá acrescentar apenas R$ 10,00 ao preço do Toro Loco comum.

A proposta de uma empresa, que fecha um balanço na casa das 150 mil garrafas /mês em vendas, é explicita quanto a desmistificar o lado ortodoxo ou elitista do mundo vinho. É literalmente a de propiciar uma alta rotatividade e expansão no consumo de vinhos. Para tanto, uma completa logística foi desenvolvida para a propagação, comercialização e distribuição dos mais de 2 mil rótulos de vinhos que ela publica em seu web-catálogo.  E alguns conceitos tradicionais ou arcaicos tiveram igualmente de ser superados – ou contornados…

DSCF5014

É o caso do “crianza” em pauta. O produtor do Toro Loco foi premiado e reconhecido internacionalmente, o que lhe deu ousadia suficiente para tentar um crianza não tão preso as rígidas regras da vinicultura do seu país. O sommelier da Wine.Com deixa claro que se trata de um vinho que “cria um estilo crianza”, pois tem 6 meses de barril de carvalho e mais 6 meses de estágio na garrafa. “Somente as grandes vinícolas têm condições de deixar a produção parada, envelhecendo por anos, antes de colocar o produto no mercado”, argumenta o sommelier Manoel Luz.

Seja como for, o novo “estilo crianza” do já consagrado Toro Loco cumpre o que promete, ou vai até além no seu patamar de custo / benefício. Um vinho fácil de beber, com aroma discreto de baunilha, fruta madura; na boca revela corpo médio, com taninos relativamente suaves, melhorando se arejado. Vale a prova e merece a boa avaliação e repercussão que o ‘primo’ original tem alcançado.

Toro Loco Crianza / Ficha técnica:

  • Safra : 2010
  • Tipo : Tinto ; Uva : Tempranillo (90%) e Cabernet Sauvignon (10%)
  • Teor Alcoólico : 12.5%
  • Amadurecimento : 6 meses em barris de carvalho, seguidos por 6 meses em garrafa
  • País : Espanha
  • Região : Utiel-Requena
  • Vinícola : BVC España

 

DSCF5010

A colunista Jezebel Salem

Jezebel Salem, jornalista por profissão que já atuou em áreas diversificadas, como cultura e economia, mas que logo se especializou no hoje chamado jornalismo gastronômico. Foi repórter e redatora em vários canais da imprensa, como os jornais O Estado de São Paulo, Gazeta Mercantil, Shopping News, Jornal da Tarde, entre outros, inscrevendo-se entre os pioneiros dessa especialidade que ao longo dos últimos 25 anos, tanto espaço e entusiastas conseguiria conquistar. Participou das primeiras edições da revista Gula (surgida no início dos anos 90) e assinou artigos em várias publicações do gênero.

(Visited 532 times, 532 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *