O La Caduta 2006 é um Rosso di Montalcino interessante.  Não é um Brunello embora seja  um vinho raro – um Rosso di Montalcino Riserva. (a bem da verdade essa palavra não aparece no rótulo). Rosso é muitas vezes o mais simples vinho de uma vinícola da região de Montalcino, produzido a partir de uvas que não são utilizadas no Brunello: ou as vinhas estão em uma posição inferior, ou são muito jovens, ou a qualidade não está no nível esperado ou simplesmente a safra não permite a produção de um Brunello. Mas este vinho vem de uma única vinha chamada La Caduta. (Crus individuais são geralmente usados para fazer Brunello, mas aqui temos  uma exceção).  O vinho é amdurecido como um Rosso, com 12 meses em madeira, embora, em vez de grandes botti de 6.000 litros (barricas de carvalho eslavo), aqui utilizaram-se  barris de tamanho médio de 2.000 litros.

A Tenuta Caparzo é um produtor que está na linha de frente na liga de Brunello. Os das safras 1993, 1994, 1995 e 1996 são muito consistentes. E o seu cru, o festejado La Casa, está certamente entre os melhores. A enorme concentração de taninos só permitem que seja aberto depois de ao menos uma década.

IMG-20130506-00663

DEGUSTAÇÃO –

Rosso di Montalcino Caparazo La Caduta DOC 2006 – álcool: 14% – Região: Montalcino/Piemonte – Importador: Madalosso Martins Imp. Exp. Ltda. – Importador atual: Barrinhas – Vermelho-rubi intenso.  No nariz apresenta buquê doce, convidativo que é um aspecto a ser ressaltado. Notas de chocolate branco secundadas por pinceladas balsâmicas completam o perfil deste vinho “outstanding”. Normalmente o Rosso di Montalcino  não mostra perfil “gordo” e aqui temos a exceção:  complexas notas doces sobre um fundo de fruta em compota e de alcaçuz. Na boca exibe grande profundidade e concentração e a diferença de estrutura com um Brunello não é tão evidente. Não há qualquer sinal de traços excessivamente vegetais, embora a acidez seja madura e integrada. Mas, se não chega a ter realmente o estilo de um Brunello, apresenta as melhores características da Sangiovese Grosso bem vinificada: perfume intenso, fruta doce, frescor,  textura forte, acidez salivante e classe, muita classe. De ótima tipicidade, uma boa promessa para os próximos anos que vale à pena ser conhecida. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 239 times, 239 visits today)