Svoltacarrozze (significado: ponto de conversão, retorno) é o nome de um local no canto Noroeste dos vinhedos.  O edifício principal da propriedade  Svoltacarrozze, na Toscana, é uma mansão do século XVIII, chamada Belcano onde a antiga adega possuia um grande tonel de  carvalho esloveno que mantinha o vinho numa temperatura constante de 18 C°. A vinícola, construída a partir de um projeto pessoal da filha mais velha de Sebastiana Meoni, é o resultado da colaboração de Nando Benassi, enólogo da Soldera (Brunello di Montalcino) e Giulio Meoni que está  fundindo a antiga tradição familiar com o conhecimento contemporâneo. Fora dos 600 hectares de florestas e olivais da região do Chianti Colli Senesi, as vinhas estão em oito hectares de solos que remontam ao período plioceno, que se caracteriza pela presença de seixos e  argila subjacente que promove a retenção ideal de água necessária para o cultivo de variedades como Sangiovese Grosso e Cabernet Sauvignon. Sua pesquisa no campo e a longa experiência da família na produção de vinho, dão o resultado de um incrível Supertoscano IGT feito com grande entusiasmo e paixão na antiga adega do século XVIII. O que distingue os vinhos  Svoltacarrozze dos demais, é a cautela dedicada à produzir um vinho sem adição de anídrido sulfuroso  após a vinificação e o amadurecimento prolongado em grande tonel de carvalho  Esloveno.  Seu  nome corresponde à safra correspondente para o consumidor ter a oportunidade de desfrutar de uma degustação vertical a qualquer momento.

À minha esquerda, Marcos Simonsen, da MS Import
À minha esquerda, Marcos Simonsen, da MS Import. Os demais integram a equipe de vendas da importadora: Jorge, Julio e Elson .

Degustação –

Svoltacarrozze IGT Toscana 2005 – álcool: 13,8% – variedades: Sangiovese Grosso (90%) e Cabernet Sauvignon (10%) – região: Murlo/Siena/Toscana – vermelho rubi intenso na transição para granada brilhante com boa concentração. Aromas complexos com notas balsâmicas, fruta negras, especiarias sobre leve tostado. No paladar, sua entrada revelou um vinho de taninos redondos, macios e de fina textura. A sua acidez é típica de um ótimo Toscano porque “pede comida” confirmando a vocação gastronômica dos vinhos italianos. Está num ótimo momento para ser apreciado. Nunca é demais repetir: o perfil deste delicioso Svoltacarrozze realmente remete a um Supertoscano (Sangiovese + uva(s) francesa(s)), eis que a Cabernet Sauvignon, minoritária no corte, aporta-lhe fruta e harmonia. Termina longo, macio, empolgante. Avaliação: 91/100 pts.+

(Visited 504 times, 504 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *