Chegou a hora de defendermos a Carménère, um grande vinho para a carne vermelha grelhada! – Por Gregory Dal Piaz
Gregory dal Piaz
Gregory dal Piaz
Sou um grande fã da Carménère e realmente aprecio a forma como as frutas e sabores minerais de um Carménère bem feito combinam com um suculento naco de carne bovina. Não pode ser qualquer carne, estaria mentindo. A que vem à mente é um belo bife de lombo grelhado de rés adequadamente alimentada com pasto. O bife não deve ser um monstro, nem tão espesso, mas sim de uma polegada de espessura para se obter uma boa crosta que possa ser caramelizada; nem precisa ser mal passado. Esse é o meu bife ideal para harmonizar com um delicioso Carménère, e enquanto esse detalhe pode parecer um pouco exagerado, eu tenho minhas razões, que seguem:”
Três argumentos para a Carménère
Razão # 1: A Carménère não é uma grande casta, por isso não há necessidade de harmonizá-la com as mais nobres das carnes.
Razão # 2: A Carménère não é muito tânica, nem são melhores exemplos de vinhos harmônicos, portanto, um bife muito tostado pode dominar os sabores do vinho.
Razão # 3: A Carménère produz um vinho cheio de frutas vermelhas, notas de pimentão, café torrado e acidez pulsante, portanto, harmoniza idealmente com os sabores da carne.
Isto não quer dizer que não há exceções, tanto no lado do vinho como do lado da carne, que lhe permitem desfrutar da Carménère com uma ampla seleção de carnes. Você pode apreciar seu Carménère da maneira que quiser, mas eu já aderi ao meu bife. Aqui estão dez exemplos de Carménère para te ajudar, prezao leitord. Estou provando muitos destes vinhos já faz algum tempo e dois anos depois da primeira prova estou convencido de que você não quer na adega muitos Carménères, somente os bons. Então, aproveite estes vinhos na juventude!
De Martino
1° lugar – De Martino Carménère Single Vineyard Alto de Piedras Isla de Maipo 2010 – Álcool: 13,5% – importadora Decanter – Um pouco jovem, mas já mostrando complexidade convincente com floral, tabaco, aromas de especiarias e pimenta verde emoldurando o núcleo de ameixa e groselha preta. Há uma dose notável de carvalho aqui, mas a fruta não está subjugada por ele. Rico em taninos, facilmente notados na sua entrada no paladar, com sugestões de amora  e ameixa em camadas sob o tempero de carvalho tostado, ervas secas e algum terroso. Há um vinho poderoso aqui, mas ao mesmo tempo bem focado com um componente estrutural conferindo-lhe sólido apoio. O carvalho se torna mais evidente no fim de boca, mas se funde perfeitamente com a fruta e com notas minerais e de chocolate amargo. Isso tudo resulta num conjunto harmônico, realmente mostrando clareza ao entregar excelente intensidade e pureza da fruta. Avaliação: 92/100 pts.
MCC Carménère
2° lugar – Marques de Casa Concha Carménère Peumo 2009 – álcool: 14,5% – VCT Brasil – Muita fruta doce e carvalho picante exalam junto com notas de ervas aromáticas, tomate seco e azeitona preta. Intenso, porém bem acabado, mostra-se um vinho rico no paladar, com uma mistura de frutas vermelhas e negras envoltas em erva sutil e sabores de especiarias. Há um toque de cremosidade à textura e um toque de doçura do carvalho, mas este continua a ser refinado com boa potência e encantador equilíbrio. O acabamento é bom, seu final moderadamente longo com um bom toque de ameixa  preta e  especiarias. Vinho muito completo. Avaliação: 90/100 pts.
1.

De Martino Carménère Single Vineyard Alto de Piedras (2010)

2.

Marques de Casa Concha Peumo (2009)

3.

Apaltagua Carmenere Grial Reserve  (2008)

4.

Viña El Aromo Carménère Talca Private Reserve (2009)

5.

Montes Alpha Carménère Colchagua Valley (2009)

6.

Santa Ema Carménère Reserve Barrel Select (2009)

7.

Casa Lapostolle Carménère (2010)

8.

Santa Carolina Carménère Reserva de Familia (2011)

9.

Calcu Carménère (2010)

10.

Aromo Estate Bottled Maule Valley (2009)

Gregóry Dal Piaz tem perseguido sua paixão pela comida e vinho profissionalmente há mais de duas décadas, trabalhando em restaurantes como Astor Wines & Spirits, em Nova Iorque. A jornada ao longo da vida de Gregory com boa comida e vinho começou em seus anos de formação, quando foi passar os verão na Itália. Como editor-chefe da Snooth, escreve extensivamente sobre todas as coisas do vinho para Snooth.com, cocktails para TheSpir.it e agora alimentos para WhatsCook.in.

Leia mais: http://eat.snooth.com/articles/gregory-dal-piaz/?viewall=1 # ixzz2WLOTltQG

http://www.snooth.com/articles/carmenere-the-other-red-meat-wine/?viewall=1#ixzz2Up9guaQD

Portal http://www.snooth.com  drink great wine, de NY

(Visited 3.259 times, 3.259 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *