Decanter - logo

A loja de vinhos Enoteca Decanter, em Belo Horizonte (terceira Capital que mais acessa este blog, só perdendo para New York por 0,16%), tem se destacado na venda de vinhos em relação às outras 18 Enotecas no Brasil devido, entre outros motivos, ao momento de expansão dos negócios no mercado mineiro. “A cultura do vinho começou há poucas décadas em Minas e, por isso, ainda há muito espaço para crescimento, justificando as ótimas vendas”, afirma Flávio Morais, sócio diretor da loja.

Na última convenção da Importadora Decanter, quando foram apresentados os números de cada estado divididos pelas categorias Grandes Mercados, Mercados em Desenvolvimento e Novos Mercados, a unidade mineira obteve as principais premiações dentro da categoria Grandes Mercados. Os prêmios são “maior Vendedor de Ferrari” – 1º Lugar; Melhor Operação entre as Enoteca do Brasil; e 2º Lugar em Volume de Vendas, atrás apenas de São Paulo. Concorreram a cinco prêmios diferentes na categoria Grandes Mercados, as capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belo Horizonte, sendo considerada o terceiro maior mercado em venda de vinhos do Brasil.

Os prêmios são resultados do crescimento de 30% na venda de vinhos durante 2012 com mais de 420 mil garrafas comercializadas. O empresário Flávio Morais ainda credita o sucesso à ampliação do conhecimento e do gosto do mineiro sobre o universo da bebida e harmonização – pratos elaborados especialmente para acompanhamento. “Há sete anos, quando inauguramos, o objetivo era implementar o conceito de harmonização e, principalmente, ser referência para os estabelecimentos clientes da Importadora Decanter. A cada ano, avançamos mais em direção a essa meta”, revela.

Hoje, a loja conta com mais de 1.600 rótulos de mais de 20 países, sendo que, em 2012, recebeu mais 12 novas marcas e 125 novos rótulos. A apresentação de vinhos de qualidade de países como Austrália, Áustria, Grécia e Hungria, localizados fora do eixo europeu (Itália/França/Portugal/Espanha), é uma das marcas do negócio.

Outro destaque está na equipe enogastronômica, formada pelos mais influentes, premiados e conhecedores profissionais da área: os sommeliers Guilherme Corrêa e Nelton Fagundes, o chef Adenilson Fiúza e, recentemente, o gerente sommelier Gustavo Giacchero. “Durante a venda, eles oferecem uma verdadeira consultoria em harmonização, indicando a bebida mais apropriada, conforme o interesse do cliente”, destaca Morais.

A Enoteca também mantém um diferenciado espaço corporativo para reuniões nos mais diferenciados formatos, desde motivos empresariais a pequenas confraternizações, contando com o serviço de vinho ou com uma degustação mais elaborada. O mesmo espaço também é utilizado para os cursos de vinhos, com duração de dois dias, para quem quer entender mais sobre a bebida. “Em 2012, a casa registrou 68 eventos, fora as degustações contratadas, sendo 15% a mais que em 2011”, observa o sommelier Nelton Fagundes.

Ele é responsável, uma vez por mês, pelas degustações com enólogos estrangeiros para apresentação de novos rótulos. “Como o Brasil é um mercado em expansão, sempre temos produtores interessados em apresentar seus produtos”, ressalta o sommelier. As degustações são pagas, com valores variando entre R$ 180 e R$ 1.500, dependendo dos pratos harmonizados e dos vinhos. Já, os cursos oscilam entre R$ 220,00 e R$ 550,00.

A Enoteca Decanter BH conta com uma infraestrutura planejada com 600 metros quadrados, divididos em deck, área interna e adega com temperatura controlada, além do espaço corporativo, próprio para eventos com até 40 pessoas. A loja tem também um sofisticado empório com dezenas de iguarias importadas para os consumidores fazerem em casa as harmonizações sugeridas, além de uma ampla queijaria, com mais de 60 opções importadas e nacionais.

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