No centro Veronica Barros, Diretora da Viña La Junta ladeada pela Diretoria da Rede Oba
No centro Veronica Barros, Diretora da Viña La Junta ladeada por Diretores da Rede Oba

No dia 16 de agosto, o produtor de vinhos chilenos do Vale de Curicó “Viña Junta”, representado por sua Diretora Veronica Barros, ofereceu degustação seguida de almoço no Restaurante Zeffiro, para jornalistas, blogueiros e formadores de opinião.

Viognier-Sauvignon Blanc, um corte ousado segundo o crítico Breno Raigorodsky
Viognier-Sauvignon Blanc, um corte ousado segundo o crítico Breno Raigorodsky

Junta Viognier (60%) – Sauvignon Blanc (40%) Reserva 2012 – floral e cítrico nos aromas com grande expressão, no paladar revelou acento mineral, frutado e fresco, sápido e macio. Corte incomum que resultou num vinho suculento, fácil de beber.

 

Junta Merlot Reserva 2012 – frutas vermelhas nos aromas e no paladar tudo aquilo que se espera de um bom Merlot: macio, redondo e sobretudo de taninos amáveis. Muito fácil de beber, mais fácil ainda de gostar. Bastante elogiado.

CIMG1019

Junta Cabernet Sauvignon Reserva 2012 – tostado sobre frutas negras nos aromas. No paladar talvez o vinho mais madeirado da degustação, mas nem isso tem o condão de macular sua imagem, eis que se mostrou que exibiu bom caráter varietal. Muito jovem, deve melhorar com mais tempo de afinamento na garrafa. Bom para churrasco.

CIMG1019

Junta Carménère Reserva 2012 – o enólogo Antonio Vásquez tem predileção por essa variedade e isso pôde ser notado neste suculento e equilibrado Carménère, que não exibiu as cansativas notas  herbáceas que alguns exemplares apresentam. Aqui a protagonista foi a fruta vermelha e negra confirmada no paladar, no qual álcool, acidez, fruta e madeira estão entrosados. Final persistente, marcado por leve tostado.

CIMG1014

Junta Cabernet Franc Gran Reserva 2011 – intenso na cor, fino nos aromas florais (discreta violeta) e especiados, na boca mostrou toda suculência de uma variedade que quando é bem tratada produz caldos intensos e complexos, prontos para beber como este Gran Reserva, amadurecido doze meses em barrica de carvalho francês. Taninos finos de textura suave, álcool integrado, acidez razoável e final de média persistência, sem arestas. Nota: O Cabernet Franc Gran Reserva da safra 2010 – teve 4 estrelas da Revista Decanter e foi altamente recomendado (“Highly Recommended”). http://www.decanter.com/wine/reviews/vina-la-junta-cabernet-franc-grand-reserve-curico/583335

CIMG1017

Junta Cabernet Sauvignon Gran Reserva 2011 – a Cabernet Sauvignon é, inegavelmente a grande variedade tinta chilena. E, como não poderia deixar de ser, também pontifica no Vale de Curicó.  Este vinho arrancou elogios sinceros dos degustadores ao lado do Cabernet Franc. Exibiu uma paleta de aromas rica em notas balsâmicas secundadas por especiarias, uma pontinha de groselha sobre uma discreta nota tostada. Boca no mesmo diapasão. Taninos volumosos, aveludados, madeira permitindo a livre expressão da fruta copiosa e fresca. O final de boca é longo, profundo e marcado pela fruta.

O top Escalera, blend de Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, obteve 90/100 pts. no Guia Descorchados 2013. E não decepcionou!
O top Escalera, blend de Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, obteve 90/100 pts. no Guia Descorchados 2013. E não decepcionou!

Escalera – Carménère (40%), Syrah (30%), Cabernet Sauvignon e Petit Verdot em partes iguais – safra 2008 – quase retinto na cor, aberto nos aromas com especiarias, tabaco, madeira e frutas negras. Na boca nem o álcool generoso (14,5%) macula sua ótima concentração de sabor sustentada por taninos imponentes mas ao mesmo tempo finos, madeira por se integrar e um final de boca de bom cumprimento, sem adstringência ou qualquer amargor. Um vinho que ainda tem uma longa jornada na garrafa pela frente.

CIMG1018

Vale de Curicó

A bodega está localizada no vale de Curicó perto da costa, mais precisamente em Sagrada Familia/Fundo Santa Ana de Peteroa. Está a 35º de latitude sul e se estende desde o pé  da Cordilheira dos Andes até a costa do Pacífico. É um vale de origem aluvial, com solos de textura franca e setores franco-argilosos mais profundos perto da costa. O clima é mediterrâneo semi-árido com uma estação seca prolongada e precipitações que superam os 700 mm ao ano. A excelente amplitude térmica dia – noite que supera os 18º C  o transforma num vale de privilegiadas condições para o cultivo da videira.

CIMG1014

O top Escalera, blend de Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, obteve 90/100 pts. no Guia Descorchados 2013. E não decepcionou!
O top Escalera, blend de Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot, obteve 90/100 pts. no Guia Descorchados 2013. E não decepcionou!

Conclusão

Se houve um produtor que despertou curiosidade no 3° Tasting Wines of Chile 2013 em São Paulo chama-se “Junta”. Com 120 hectares de vinhedos no Vale de Curicó, a vinícola tem o comando de Antonio Vásquez, enólogo plenamente sintonizado com as tendências atuais, eis que fervoroso admirador da cepa Carménère. Com 10 anos de experiência fazendo vinhos de diversos vales vitivinícolas do Chile e algumas colheitas  no exterior, hoje se dedica a entregar todo seu conhecimento na elaboração dos vinhos Junta. A Carménère aparece como base importante de seu estilo enológico e da identidade da Viña Junta. Isto pôde ser notado nos vinhos degustados no evento do dia 14  e posteriormente no dia 16, desta e de outras variedades. Caldos frescos, frutados, com a madeira judiciosamente utilizada, sempre de acordo com a máxima “menos madeira, mais fruta”. Muitos produtores chilenos têm dificuldade para entender essa nova tendência, alegando que seus mercados gostam de vinhos “carregados” de madeira, álcool e hiperconcentrados. É, justamente nisso que se encontra o grande diferencial dos vinhos Junta. Por proceder de uma região que produz apenas vinhos de boa qualidade, essa vinícola tem tudo para ser se já não for  a estrela do Vale de Curicó, eis que seus vinhos são bem feitos, expressam o caráter varietal das variedades estampadas nas respectivas etiquetas, tudo isso num respeitado portfólio de quase vinte rótulos, todos de apresentação moderna repletos de informações necessárias ao consumidor. Por fim, vale destacar que foram premiados nos principais concursos internacionais conforme se infere das premiações identificadas nas garrafas. Agora, resta-nos torcer para que esse moderno produtor de gostosos vinhos chilenos encontre importador para seus vinhos.  Já estamos trabalhando para isso!

(Visited 2.914 times, 2.914 visits today)

One thought on “Vinhos “Junta” , a grande estrela do Vale de Curicó foram apresentados aos formadores de opinião”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *