A vinícola Dal Pizzol nasceu em 1974 e se encontra no distrito de Faria Lemos, próximo a Bento Gonçalves, no RS. Como muitas outras famílias italianas da região sul, seus antepassados habitavam a região do Veneto, no norte-nordeste da Itália, sobretudo das sub-regiões de San Pietro di Feletto e Conegliano, esta última largamente conhecida hoje por seus espumantes Prosecco.

Por este fluxo migratório ter sido majoritariamente seletivo, podemos então dizer que se São Paulo é a capital da pizza, por ser ocupada por calabreses e napolitanos, o Rio Grande do Sul só podia ser a capital do vinho.

É uma vinícola-boutique em Faria Lemos, Bento Gonçalves, que elabora  aproximadamente 28 mil caixas de vinhos por ano, além de uma pequena produção de suco de uva. Entre as variedades de uvas usadas aqui estão Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Pinot Noir, Tannat, Ancellotta, Chardonnay, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer, mas um dos destaques é a uva portuguesa Touriga Nacional, que dá um excelente vinho tinto. A ampla propriedade conta com um restaurante (que atende apenas com reserva), lagos encantadores, uma coleção de plantas exóticas e a enoteca Dal Pizzol, que abriga grande volume de safras antigas. Fontes: André Logaldi e o Grande Livro dos Vinhos – Informações atualizadas de mais de 4.000 vinícolas em todo mundo. Publifolha – Edição 2012

Dal Pizzol

Degustação –

Dal Pizzol Touriga Nacional 200 anos 2011 – álcool: 13% – região: Faria Lemos/Bento Gonçalves/RS – preço: R$ 42,86 (vinhosnet) – vinho amadurecido por um período de 10 meses em tanques de inox, estabilizado, filtrado e engarrafado onde permaneceu 3 meses em média descansando, antes de ser liberado para comercialização. Análise organoléptica: vermelho-rubi de média intensidade com reflexo violáceo, aromas finos e intensos de amoras, ameixas e cerejas sobre uma nota floral. Na boca sua entrada revelou um vinho medianamente concentrado, de boa expressão de fruta, corpo leve, acidez razoável e final de boca de média persistência. Avaliação: 87-88/100 pts.

(Visited 683 times, 683 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *