Sobre a Garnacha

a) o primeiro registro da variedade remonta ao ano de 1513, na Espanha, tendo sido amplamente difundida no período de 1035 – 1715 (Reinado de Aragão).

b) a variedade se expandiu para Navarra, Priorato e e Rioja Baja.
c) depois Rhône, Sardenha e no Novo Mundo Barossa Valley (principalmente na década de 1960 na elaboração de vinhos fortificados), na Austrália.
d) Na França a Grenache é a segunda variedade mais plantada depois da Merlot.
e) a Grenache também se destaca no Rhône Sul e no Languedoc-Roussillon.
f) Na Espanha é a terceira variedade mais plantada.
g) Na Itália também denomina-se Tocai Rosso, sendo plantada na Sardenha e no Vêneto.
E mais,
Grenache se caracteriza por ter a pele fina, média coloração, taninos firmes, acidez moderada e por exibir fruta vermelha. Difere-se da Pinot Noir por preferir o calor. É uma variedade de amadurecimento precoce.
Versatilidade – “A Grenache é a uva que transforma sol em frescor”. Boa para elaboração de vinhos rosés, tintos leves (Rhône), blends, tintos encorpados e vinhos fortificados.
Punto y Coma - um bom exemplar de Garnacha
Punto y Coma – um bom exemplar de Garnacha
Degustação –
Punto y Coma Garnacha Viñas Viejas D. O. Calatayud  2009 – álcool: 14% – importador: Almería – preço: R$ 75 – púrpura intenso com alguma profundidade. Aberto e medianamente intenso nos aromas com notas de geleia de frutas negras, groselha, cereja sobre uma discreta nota tostada. Na boca a sua entrada revelou um vinho potente, de taninos intensos e texturados. Álcool integrado. Fruta e madeira (seis meses em barrica de carvalho francês) coexistindo pacificamente. O sabor é concentrado com sua estrutura fincada na fruta madura. Flui bem no paladar, mas termina com média persistência. Gastronômico, harmonizou bem com pizza de quatro queijos do Ráscal. Avaliação: 88-89/100 pts.
logo_almeria
(Visited 269 times, 269 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *