Sobre La Rioja

A região vinícola espanhola de “La Rioja” está situada no Vale do Rio Ebro, limita-se ao Norte com a “Sierra Cantabria” e ao Sul com a “Sierra de la Demanda”. Esta denominação de origem possui um clima próprio e definido que faz dessa região uma das mais peculiares de toda Espanha. Esta zona compreende as comunidades autônomas de La Rioja (80%), Navarra (5%) e Álava (15%).

Por seu tipo de solo e o grau de exposição  solar se diferenciam na Rioja três zonas:

 

Os níveis de amadurecimento dos vinhos riojanos são de três tipos dependendo do tempo que permanecem nas bodegas: Crianza – são vinhos que devem permanecer no mínimo 2 anos na bodega, um deles em barrica de carvalho. Reserva – devem permanecer no mínimo  3 anos na bodega (2 para os brancos / rosés) e ao menos um nas barricas de carvalho para os tintos e 6 meses para brancos / rosados. Gran Reserva – são vinhos que passam um mínimo de 5 anos nan bodega (4 para brancos e rosés) e ao menos dois dele  devem ser na barrica de carvalho e 6 meses para brancos / rosés.

CIMG0546_2430x3240

Degustação

Biga de Luberri Doca Rioja Crianza 2010 – Variedades: Tempranillo e Garnacha – álcool: 13% – importador: Almería – preço: R$ 120 – vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo de discreto matiz granada límpido e granada. No nariz de intensidade média notas de baunilha, madeira fina (cedro) e depois de algum tempo copiosas notas de frutas vermelhas sobre um discreto toque láctico. Na boca é um vinho de volume médio, taninos macios,doces, polidos quase aveludados acompanhados de boa acidez e de muito boa expansão gustativa no paladar. Seu final é longo, marcado pela fruta. Como bem apontado pelo melhor crítica espanhola , “um Rioja de corte moderno e empolgante bem definido”. Avaliação: 89/100 pts.+

(Visited 214 times, 214 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *