No último dia 13 de novembro, este escriba juntamente com o Juan Rodriguez, proprietário da importadora Almería, nos reunimos no Ráscal Itaim-Bibi para degustação de vinhos trazidos da Argentina que não contam com importador. Como de hábito, fomos recebidos pelo sempre gentil e atencioso Sommelier Alessandro, que recentemente concorreu ao cargo de melhor sommelier de São Paulo. A seguir a descrição dos vinhos degustados:

Hécula Monastrell 2011 – levado pelo Juan.

Espumante Cruzat Rosé Extra-Brut  “Cuvée Reserve – Método Tradicional” – Região: Vale de Uco/Mendoza – sem importador

Fincas Don Martino Cabernet Franc Reserva 2011 – Região: Mendoza – sem importador

Alessandro, que concorreu ao título de melhor sommelier de SP e Juan, da importadora Almería
Alessandro, que concorreu ao título de melhor sommelier de SP e Juan, da importadora Almería

Espumante Cruzat Rosé Extra-Brut  “Cuvée Reserve – Método Tradicional” – Variedades: Pinot Noir (90%) e Chardonnay (10%) – salmão brilhante translúcido. Perlage intenso com borbulhas de tamanho diminuto em profusão. Nos aromas as típicas e esperadas notas de leveduras sobre frutas vermelhas aportadas pela Pinot Noir. Na boca sua cremosidade, frescor e complexidade gustativa são dignas de nota. Persistente, longo, no retrogosto remete o degustador às sensações iniciais. Muito bem feito, moderno, elegante e de tipicidade que se destaca no contexto dos espumantes argentinos.

O espumante Cruzat Extra-Brut Rosé é um dos melhores produzidos na Argentina atualmente
O espumante Cruzat Extra-Brut Rosé é um dos melhores produzidos na Argentina atualmente

Fincas Don Martino Cabernet Franc Reserva 2011 – Álcool: 14% – elaborado com uvas selecionadas de videiras plantadas em 1998 na primeira zona de Mendoza, com utilização de leveduras indígenas e amadurecimento por doze meses em barrica de carvalho francês e americano. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com alguma profundidade e reflexo púrpura denunciando sua juventude. Aromas convidativos com notas de frutas vermelhas e negras, especiarias sobre um fundo mentolado. Boca no mesmo diapasão, taninos presentes “texturados”, acidez razoável, álcool generoso e a madeira só aparece no fim de boca. Suculento, equilibrado, um bom exemplo de Cabernet Franc que está de acordo com os cânones desta intrigante e injustiçada cepa.

A Finca de Martino produz um delicioso Cabernet Franc e está à procura de importador para o Brasil.
A Finca Don Martino produz um delicioso Cabernet Franc e está à procura de importador para o Brasil.

Hécula Monastrell 2011 – Denominación de Origen Yecla – região: Yecla/Murcia/Espanha – álcool: 14% – importador: Almería Importação e Exportação ltda. – a Monastrell é a Mourvèdre da Espanha sendo uma das variedades preferidas pelos enólogos do centro do país, dispostos a redescobrir e melhorar o terroir do passado. Ela é a opção especial dos viticultores de Alicante e de Múrcia, pois consegue viver com pouca chuva e calor extremo. Dá caldos potentes e deliciosos que são a parceria ideal para chouriços apimentados. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso, profundo e brilhante. Boa expressão de frutas negras nos aromas de média intensidade com notas de ameixas, figo e a groselha se destaca sobre um fundo floral com a madeira integrada. Na boca, sua entrada revela um vinho de taninos sólidos, imponentes e de textura envolvente, com a acidez e o álcool fazendo sua parte conferindo equilíbrio ao conjunto. Final amplo e muito agradável, prometendo ganhar mais harmonia com o afinamento na garrafa. Amadurecido seis meses em tonéis de carvalho.

CIMG0540_3240x2430

(Visited 474 times, 474 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *