Wines of Chile_340x375

Wines of Chile (com apoio da CH2A Assessoria de Imprensa), associação responsável por promover os vinhos chilenos no mercado mundial, dirigida por Claudio Cilveti, convidou um pequeno grupo de jornalistas para conhecimento das novas Subdenominações de Origem do Chile: CostaEntre Cordilheiras e Andes, num roteiro diversificado e exclusivo, que implicou na visita de vinícolas e degustações de vinhos dessas sub-regiões. Importante registrar que a WoC representa mais de 90 vinícolas e indicou as vinícolas e regiões/vales que foram visitadas pelo grupo. A viagem ocorreu no período de 23 a 28 de setembro do corrente ano. Em Santiago, a recepção coube à sempre atenta dupla Richard Sharman e Allyson Silva, ambos da Wines of Chile. A seguir a descrição dos vinhos degustados na sala de degustações do sofisticado hotel “Isla Seca”, Zapallar, situado no Camino Costero Ruta F30 e nº 31,  tel. (56 33) 741 224 – Região de Valparaíso (170 km do Aeroporto Arturo Merino Benitez – Santiago), Chile. 

CIMG1927_3240x2430

Sobre Zapallar

Zapallar, está localizada a 160 km ao noroeste de Santiago sendo considerado como um dos balneários mais charmosos  da costa do Pacífico Sul  (América do Sul).

Zapallar está na V Região e fica próxima à Viña del Mar, somente 71 km de distância. É uma enseada pequena e fechada, rodeada de elevações, no qual existe um microclima que a protege dos ventos costeiros, sendo considerado um dos balneários mais sofisticados da costa do Pacífico no Chile, já que possui grandes casas de veraneio de belos e variados estilos, charmosos jardins e parques com bosques de pinus. Considerado atrativo,  é o passeio pela enseada de pesca, ponto de encontro para assistir o pôr do sol (fotos abaixo).

Com a alteração da redação do Decreto 464 do Ministério da Agricultura do Chile, houve a incorporação de novas “Denominações de Origem” em locais onde já havia vinhedos estabelecidos. Se somam assim ao quadro de D.O. que podem aparecer nos rótulos dos vinhos chilenos 28 novas comunas. Neste contexto, Zapallar integra  denominação “Aconcágua”, subdenominação “Costa”.

É sempre bom lembrar que as três novas Subdenominações de Origem dos vinhos chilenos implicam numa classificação de maneira didática e intuitiva da geografia e do clima de cada região:

Costa: Influenciada pela brisa do Oceano Pacífico e pela corrente de Humboldt, caracteriza-se por temperaturas mais baixas, conferindo aos vinhos frescor e equilibrada acidez.

Entre Cordilheiras: como o próprio nome diz, é a região que fica entre as cordilheiras dos Andes e da Costa. Composta por ricos solos sedimentares, tem vocação para produzir vinhos elegantes e estruturados, com grande capacidade de guarda.

Andes: A cordilheira tem significativa influência sobre os vinhedos, exercendo um controle natural da temperatura e com solos pouco férteis, possibilita a concentração da fruta e o desenvolvimento de vinhas em diversas latitudes.
A degustação se realizou no hotel Isla Seca
A degustação se realizou no hotel Isla Seca

Costa – recebe influência do Oceano Pacífico. É marcada por temperaturas mais baixas, o que implica um período de amadurecimento mais lento das uvas e traz expressão aromática intensa, além de frescor e boa acidez. 

Vista do quarto do hotel - ao fundo o Pacífico
Vista do quarto do hotel – ao fundo o Pacífico

A seguir, a descrição dos vinhos degustados na segunda degustação temática da novas subdenominações chilenas “Costa”, novamente sob a batuta do Sommelier Franco Alarcón, com vinhos das seguintes regiões: Casablanca, Leyda, San Antonio e Zapallar:

Os vinhos degustados - todos da Subdenominação Costa
Os vinhos degustados – todos da Subdenominação Costa

In Situ Signature Wines Pinot Noir “Aconcagua Costa” 2012 – elaborado com vinhedos apenas a 16 km da costa, este Pinot de cor típica e aromas de intensidade média que evocam a variedade com sugestões de cerejas, baunilha e uma pontinha de álcool; na boca exibiu taninos macios, boa acidez e boa persistência, com um final ligeiramente rústico. Avaliação: 87/100 pts.

CIMG1933

In Situ Sauvignon Blanc Reserva 2013 “Aconcagua Costa” elaborado com vinhedos apenas a 16 km da costa, exibiu cor palha esverdeado, aromas de frutas tropicais maduras com destaque para maracujá sobre um fundo cítrico. Na boca sua acidez é cortante, intensa e marcante. De boa tipicidade, deverá ganhar maciez com mais algum tempo na garrafa. Avaliação: 87-88/100 pts.

CIMG1935

Undurraga Terroir Hunter Sauvignon Blanc 2012 – Região: Lo Abarca/San Antonio – palha translúcido, brilhante. Aromas complexos com notas minerais num primeiro plano secundadas por toques cítricos e leve defumado. Boca no mesmo diapasão, macia, elegante e expansiva. Forte na tipicidade e na delicadeza de sua acidez. Final longo, limpo e persistente. Avaliação: 90/100 pts.

CIMG1936

Bodega Volcanes de Chile Tectonia Pinot Noir 2012 – Região: Bio-Bio – vinho elaborado numa zona específica do distante Vale de Bio-Bio na qual a Pinot Noir exibe boa adaptação. Cor típica, aromas de frutas vermelhas, bom equilíbrio entre álcool, acidez, fruta e madeira. O fim de boca é suave, marcado por seu acento mineral. Avaliação: 89/100 pts. 

CIMG1937

Casa Lapostolle Cuvée Alexandre Chardonnay 2012 – vinho orgânico – amarelo com reflexo esverdeado intenso. Notas amanteigadas secundadas por frutas tropicais como abacaxi, lima e banana. Boca no mesmo diapasão, densa, expansiva, suculenta, marcada por notas cítricas e minerais que revezam-se entre si. Pede comida. Final marcado pelo frescor. Avaliação: 90/100 pts. 

CIMG1938

Casa Lapostolle Cuvée Alexandre Pinot Noir 2012 – vinho orgânico – Intenso na cor, fechado nos aromas com leve nota de compota, tânico e denso na boca, com taninos aguerridos, notas de frutas maduras e leve sobra de álcool e madeira. Tudo indica que mais algum tempo na garrafa concorrerá para o afinamento do conjunto. É a nossa torcida! Avaliação: 87/100 pts.

CIMG1939

EQ Matetic Pinot Noir 2011 – Região: Vale de Casablanca – intenso na cor, um pouco tânico (boa qualidade) no paladar. Notas de compota nos aromas. A tipicidade não é o seu forte, mas o conjunto é bom, fortalecido pela acidez e pela fruta, formando um vinho prazeroso, elegante. Avaliação: 89/100 pts.

CIMG1940

EQ Matetic Syrah 2011 – Região: Vale de San Antonio – até aqui o vinho de cor mais intensa, com reflexo púrpura. Muita pimenta negra, frutas escuras, especiarias doces sobre uma notinha de vermute. Na boca sua entrada revelou um vinho delicioso, de taninos suculentos que resultam num conjunto sólido, mastigável, forte no álcool. A madeira está se integrando sem encobrir a fruta. Um Syrah de clima frio que esbanja frescor por conta da sua acidez salivante. Longo, seu final é aveludado, marcado pela fruta. Avaliação: 90-91/100 pts.+

CIMG1932

Amayna Syrah 2011 – mais um Syrah de clima frio que esbanjou tipicidade e finesse. Menos intenso na cor do que o anterior, na boca também exibiu taninos volumosos, firmes e marcada concentração de sabor. Os elementos álcool, acidez, fruta e madeira estão em plena harmonia. Termina macio, sedoso, com média-longa persistência e boa fruta. Avaliação: 90/100 pts.

CIMG1941

Amayna Sauvignon Blanc 2009 – Barrel Fermented – amarelo na transição para dourado. Paleta de aromas complexa com abacaxi maduro, geleia de laranja, baunilha sobre uma nota defumada. Na boca subscreveu plenamente as sensações olfativas. Untuoso, denso, com camadas e mais camadas de sabores. Chega a lembrar alguns brancos espanhóis barricados. Sua concentração pede um prato robusto, eis que deve crescer à mesa. Final longo, persistente. Avaliação: 90/100 pts.

CIMG1944

Emiliana Novas Chardonnay 2012 – um belo Chardonnay de Casablanca de baixo custo. Aromas complexos com notas de abacaxi, melão sobre uma ponta cítrica. Fresco, macio, típico e sobretudo frutado.  Avaliação: 89/100 pts.

CIMG1945

Emiliana Signos de Origen Pinot Noir 2011 – Região: Vale de Casablanca – intenso na cor, pouco expressivo nos aromas apenas com uma notinha de fruta vermelha. Taninos macios, acidez mediana, corpo magro, uma ponta de álcool e final macio, sem adstringência. Faltou-lhe tipicidade. Avaliação: 86/100 pts.

CIMG1946

Santa Carolina “Specialties” Sauvignon Blanc 2012 – palha brilhante, translúcido. Aromas expressivos com fruta tropical, grama cortada sobre uma nota mineral. Na boca a sua entrada revelou um vinho potente, concentrado, mas com a delicadeza que se espera de um bom vinho branco. Este Sauvignon Blanc de Casablanca impressiona pelo bom entrosamento da fruta tropical com toque mineral. Termina limpo, seco, remetendo o degustador às sensações olfativas iniciais. Avaliação: 90/100 pts.

CIMG1949

Santa Carolina Nimbus Pinot Noir 2010 – cor típica da variedade com discreto halo granada em formação. Aromas complexos com uma pontinha de evolução (couro). Na boca sua entrada revelou um vinho elegante, de taninos de textura fina, acidez na medida certa, razoável concentração de fruta. O final poderia ser um pouco mais persistente. Avaliação: 89/100 pts.

Os destaques da degustação em ordem decrescente:

7.- EQ Matetic Pinot Noir 2011

6.- Santa Carolina Nimbus Pinot Noir 2010

5.- Santa Carolina “Specialities” Sauvignon Blanc 2012

4.- Amayna Sauvignon Blanc 2009 – Barrel Fermented

3.- Casa Lapostolle Cuvée Alexandre Chardonnay 2012 – orgânico

2.- Undurraga Terroir Hunter Sauvignon Blanc 2012

1.- EQ Matetic Syrah 2011

(Visited 1.163 times, 1.163 visits today)

One thought on “Novas Subdenominações chilenas – Zapallar, a nova fronteira do vinho chileno”

  1. Fico feliz em saber que o Matetic EQ Syrah foi o mais bem pontuado na sua lista! Tenho uma garrafa da safra 2010 comigo…Tô louco pra abrir no ano que vem, mas acho que vale a pena esperar até 2015.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *