O famoso e competente enólogo argentino Matias Riccitelli assinala que seu novo vinho República del Malbec “é muito mais que um vinho; é um emblema, um símbolo que representa todos esses imigrantes que plantaram, cuidaram e nos ensinaram a trabalhar com a Malbec. Com um conceito de Terroir, queremos mostrar todas essas “Repúblicas del Malbec” expressando não somente o grande potencial enológico desta terra se não toda gente por trás do vinho, aquela que dia a dia vai criando esta República”.

IMG-20140111-01292

Mais à frente o próprio Riccitelli salienta que: “Nosso primeiro “República del Malbec” nasceu em Vistalba, pequeno terroir de grandes Malbecs, elaborado únicamente de vinhas velhas, plantadas em 1908. Suas uvas foram cuidadosamente selecionadas por mãos privilegiadas, a fermentação do mosto se deu em pequenas cubas de cimento e depois amadureceu 18 meses em barricas de carvalho, resultando num vinho de grande complexidade e elegância, elaborado para ser representante de sua terra “

IMG-20140111-01293

Degustação –

Republica del Malbec 2011 – álcool: 14,5% – preço: $ 360 pesos – Região: Vistalba/Mendoza/Argentina – sem importador para o Brasil – retinto na cor profunda com reflexo violáceo. Aberto, intenso nos inebriantes aromas de violetas, ameixas, especiarias sobre uma gostosa nota de chocolate. No paladar a sua entrada revelou um vinho imponente, de taninos presentes de textura aveludada, álcool generoso sem incomodar, fruta copiosa sobre uma fundo lácteo, enfim um vinho profundo, mastigável de muitas camadas de sabor. Impressiona por sua expansão, final longo, sedoso e elegante. Sem dúvida, um grande, opulento e típico Malbec. Avaliação: 91-92/100 pts.++

(Visited 1.410 times, 1.410 visits today)

4 thoughts on “O opulento República del Malbec 2011, de Matias Riccitelli”

    1. Giovany,

      Obrigado por me dar essa notícia porque não sabia do resultado do concurso. Provei o vinho na Argentina e gostei muito, por isso que fiz essa matéria.

      atenciosamente

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *