A vinícola I Balzini nasceu quando Vincenzo D’Isanto plantou seu primeiro vinhedo em 1980 e somente em 1987 produziu seu primeiro vinho tinto. A localidade está em Barberino Val D’Elisa, nas colinas da região da Toscana, onde origina o seu nome. I Balzini significa pequenos morros, ao todo a propriedade possui altíssimos padrões de qualidade desde a rigorosa seleção das uvas até as técnicas mais modernas de plantio (morro a cima para melhor exposição solar) e por fim a escolha muito criteriosa dos insumos utilizados como garrafa e rolha, todos esses cuidados resultam em vinhos de elevada qualidade. Fonte: Casa Flora

O I Balzini revelou-se um grande vinho na taça, provado graças à generosidade do leitor Mauri Pelloso!
O I Balzini revelou-se um grande vinho na taça, provado graças à generosidade do leitor Mauri Pelloso!

 Degustação

I Balzini Black Label 2004 – Álcool: 14% – Variedades: Cabernet Sauvignon (50%), Sangiovese (25%) e Merlot (25%) – Região: Toscana – importador: Casa Flora (atual importador: World Wine) – Preço médio: R$ 170 – Amadurecido 16 meses em barrica de carvalho francês  acrescido de mais um ano na garrafa antes de sua liberação ao mercado – Análise organoléptica: cor rubi violáceo intenso com reflexo na transição para granada. Aromas complexos de frutas vermelhas e negras, leve acento floral (violeta), especiarias em profusão sobre notas de couro, tabaco e chocolate.  Na boca a sua entrada revelou um vinho encorpado, denso, de taninos muito finos, dotado de ótima acidez que provoca intensa salivação e confere frescor ao conjunto. O álcool também está integrado num final empolgante e convidativo do próximo gole. Não deu sinais de cansaço, ao contrário sua vitalidade é surpreendente, com muita vida na garrafa pela frente. Enfim, um tinto intaliano que justificou as expectativas e que vale o preço! Avaliação: 91-92/100 pts.

(Visited 482 times, 482 visits today)

One thought on “I Balzini Black Label 2004 – um Supertoscano que justificou a fama”

  1. Sem dúvida nenhuma é um grande vinho. Marcante principalmente por não demonstrar sinais de cansaço. E que venha mais bons vinhos como esse.

    Grande Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *