Sobre o Domaine Paul Mas –

A família Mas tem uma longa história de vinhedos no Departamento de Hérault, mas foi Jean-Claude Mas quem levou o negócio ao que é hoje. Com um olhar de Novo Mundo sobre toda a região, a vinícola possui 170 ha, com propriedades em Pézanas, Montagnac e Limoux, além de parcerias em 700 hectares. Sua linha de rótulos varietais Vin de Pays d’Oc de qualidade inclui La Forge Estate e Arrogant Frog.

DSCF1005

“A linha de vinhos Côte Mas é um convite a mergulhar no “luxo rural” – arte de viver que define o Domínio Paul Mas. Compartilhar nossas paisagens, clima, nossa recepção calorosa e nossos produtos de terroir com uma taça de vinho pleno de sabores do ensolarado Sul da França, é uma fonte de emoções genuínas.  Este corte, a cor do amor, é obtido através de cepas mediterrâneas tradicionais”. O clima é mediterrânico, com certa influência atlântica em algumas partes. Os solos são argilosos e calcários, ricos em graves (um tipo de rocha). A colheita é mecânica realizada à noite para evitar oxidação. Rendimento médio de 70 hl/ha. Cada variedade é vinificada separadamente. Desengace, prensagem pneumática delicada. Somente o mosto flor é utilizado. Fermentação por três semanas numa temperatura de 17° C. Rápida permanência sobre as lias com periódicas bâttonages realizadas por 40 dias. Durante esse processo, a máxima expressão da fruta foi conseguida com remontagens regulares. Depois, o vinho permanece sobre as lias em cubas de cimento inerte. Temperatura de serviço: 10 a 12°C

crédito da imagem: www.nowandzin.com
crédito da imagem: www.nowandzin.com

A classificação Vins de Pays

Essa classificação foi criada na década de 1970 para ter o que se pode chamar de uma “terceira via”  no vinho francês. Antes dela, os vinhos eram classificados como básicos Vin de Table ou AOC. O problema dessa categorização dupla era que muito vinhos na cabiam bem em nenhuma das classificações. Eram em geral de padrão muito mais alto que os Vins de Table comuns, mas a localização dos vinhedos  e/ou modo como eram produzidos impediam que eles se inserissem nas rígidas normas da AOC. O sistema  da Appelation d’Origine Contrôlée baseia-se fortemente na noção de terroir – a ideia de que o solo e o clima de certa região produzem vinhos característicos do lugar – e na manutenção de práticas tradicionais.

IMG-20140329-02426

Degustação

Domaine Paul Mas “Côté Mas Blanc Mediterranée” Pays D’Oc IGP 2012 – Álcool: 13,5% – Variedades: Grenache Blanc (35%), Vermentino (25%), Chardonnay (25%) e Sauvignon Blanc (15%) – Importador: Cálix/Decanter – Preço: R$ 62,92 – coloração palha com reflexo esverdeado. medianamente intenso nos aromas com sugestões florais secundadas por frutas de polpa branca sobre um fundo cítrico. Na boca sua entrada revelou um vinho de macio, balanceado, sem muita sofisticação mas correto,  franco, bem feito, sem passagem por madeira para valorizar a fruta. Um branco que pode ser bebido sozinho, todavia, revelou-se gastronômico, porque cresceu à mesa. Avaliação: 87/100 pts.

Banner_Calix_novo

(Visited 152 times, 152 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *