Como forma de homenagear o vinho chileno e de reconhecer sua enorme importância para o país, dezessete instituições ligadas ao setor vitivinícola chileno, além da Fundação Imagem-País, trabalharam pela  instauração oficial do Dia Nacional do Vinho Chileno.

O dia escolhido para celebrar a bebida chilena mais emblemática é 4 de setembro, data que também busca destacar os mais de 500 anos de história do vinho no Chile. Porque foi precisamente num 4 de setembro, mas de 1545, que Don Pedro de Valdívia escreveu ao Rei Carlos V da Espanha uma carta solicitando-lhe “vides e vinhos para evangelizar o Chile”, abrindo com ele as portas do que no futuro seria uma das mais importantes atividades econômicas e comerciais do país.

O Governo Federal do Chile, consciente do significado do vinho como gerador de empregos na agricultura do país e de sua condição de produto emblemático, portador do nome do país às mesas de mais de 1,8 milhões de consumidores ao redor do mundo, se comprometeu a oficializar esta celebração mediante Decreto-Lei. Dito decreto foi assinado em 4 de setembro de 2015.

Premiações: Medaille d’or Citadelles du Vin 2019; Gold Mundus Vini Meininger 2019 e 95/100 pts. Descorchados – Blogdojeriel.jpg

Degustação –

Luiz Felipe Edwards Doña Bernarda Colección Privada 2015 – álcool: 14,5% – variedades: Cabernet Sauvignon, Shiraz e Petit Sirah (Durif) – região: Puquillay Alto/Colchágua – importadores: CBD, Sam’s Club (WMB) e St. Marché – vermelho-rubi concentrado, profundo com discreto halo granada em formação. Aromas complexos com notas de tabaco, couro, balsâmicos sobre um fundo a recordar “sottobosco”. De estilo clássico, é imponente no paladar onde os taninos estão bem presentes, ótima concentração de sabor com alguma fruta e muitas sugestões tostadas (dezoito meses de amadurecimento em barrica de carvalho francês) e de licor de cassis. Encorpado, longo, forte no álcool, suculento, tem estrutura para evoluir nos próximos doze anos a contar da safra (informação do contrarrótulo). Avaliação: 91/100 pts.++

Privilegiada vista do Vale de Colchagua – Chile
(Visited 1.130 times, 1.134 visits today)

One thought on “04.09 é o “Dia do Vinho Chileno” – Luiz Felipe Edwards Doña Bernarda Colección Privada 2015”

  1. Esse vinho ? ? é tudo de bom…
    Quando estou triste tomo vinho ? ? ?
    Quando estou feliz também tomo vinho ? ? ?
    Enfim sempre tomo vinho ? ? ?
    Em todos os momentos da minha vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *