No ano passado, através do portal www.tvgeracaoz.com.br, houve o lançamento do vinho branco duriense inédito no Brasil: Quinta da Mieira Rabigato 2011. Estiveram presentes além do produtor João Turegano, o importador Leandro Chicarelli e o crítico de vinhos Breno Raigorodsky. Em poucas palavras, a variedade Rabigato é considerada a resposta do Douro para as outras grandes castas brancas de Portugal, como a Alvarinho e a Antão Vaz.

Rabigato

 

Degustação

Quinta da Mieira Rabigato Douro DOC 2011 – álcool: 13% – afinado seis meses em cuba de aço inoxidável, sua vinificação se dá com o desengace total das uvas e o consequente esmagamento em prensa pneumático e maceração pelicular em atmosfera inerte durante 12 horas. Fermentado em cuba de inox sob temperatura controlada, atmosfera inerte. Análise organoléptica:  Palha  claro brilhante. Aromas abertos com notas de melão, algo cítrico sobre um discreto fundo vegetal. A boca, de boa estrutura, subscreve o nariz. Alguma cremosidade neste branco denso, fresco e macio. Termina com ligeiro amargor que não incomoda. Feito para a mesa. Avaliação: 88/100 pts.

(Visited 692 times, 692 visits today)

3 thoughts on “Um branco que vale à pena ser degustado: Quinta da Mieira Rabigato Douro 2011”

  1. Fiz uma degustação diferenciada com o este vinho. Convidei para um jantar no Tasca da Esquina 30 pessoas do mundo da restauração, entre chefs de restaurantes como a Ida Maria do Due Cuochi, Rive Gauche etc. o Alencar do Santo Colomba, a Bella do Amadeus e sommeliers como o Carlos Cabral e o Manuel Luz. Em cada mesa uma garrafa de Esporão Reserva (Antão Vaz, Arinto etc.) de Deu La Deu (Alvarinho) e do Quinta da Mieira. Os 3 à disposição, porque concorriam – em meu entender – na mesma faixa de preço e no mundo dos portugueses brancos. O Quinta da Mieira se deu perfeitamente bem, nadou de braçada, posso assegurar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *