Na Expovinis 2014 (05.05.2014), mais precisamente no estande da Wines of Chile, tivemos oportunidade de conhecer o Enólogo Álvaro Arriagada (Wines of Chile). Diversos produtores buscando importadores para seus vinhos no Brasil estiveram presentes, sendo que um deles nos chamou atenção em decorrência das variadas linhas de vinhos: In Vina, do Vale do Maule. Os irmãos Alex e Benjamin Huber conduziram a degustação dos vinhos objeto deste post.

DSCF4436 (800x450)

Sobre a In Vina

In Vina é uma vinícola que tem visão de futuro porque sempre pensou na sustentabilidade como uma parte fundamental da sua forma de trabalhar. Em 2013, obteve a Certificação de Sustentabilidade para todos os vinhedos. A vinícola,  em breve, também será certificada, uma vez que a indústria vinícola chilena criou um extenso Programa de Sustentabilidade empenhada em promover processos de produção que sejam ambientalmente amigáveis, socialmente justos e economicamente viáveis. 05.05.2014

DSCF4445 (800x450)

In Vina  – linhas de vinhos 

Luma – Chequén

Tricky  (Rabbit)

Sierra Batuco

Luma – Chequén 

Segundo a InVina, essa linha “oferece vinhos artesanais selecionados a partir de melhores lotes dos extensos vinhedos da InVina no Vale do Maule, fermentados em tanques pequenos, em seguida, amadurecidos em barricas por 12 meses. A bela qualidade dos vinhos e a impressionante rotulagem de Luma vai impressionar os consumidores”. Vinhos: Cabernet Sauvignon, Red Blend, Carménère e Pinot Noir.

Jeriel, Alessandra Casolato (CH2A) e Alvaro Arriagada (Wines of Chile)
Este escriba, Alessandra Casolato (CH2A) e Álvaro Arriagada (Wines of Chile)

Tricky (Rabbit)

Sobre a linha Tricky a InVina afirma que “Complicada é a prova de que 1 + 1 = 3! Venha aqui  apreciar os truques comuns que nós jogamos com algumas misturas não tão comuns. Elegante e brincalhão, este vinho vai colocar toda exuberância juvenil nas opções de vinhos de seus clientes. Vinhos: Cabernet Sauvignon e Syrah, Cabernet Franc e Carménère, Sauvignon Blanc e Carménère (vinificada em branco), Chardonnay e Viognier e Pinot Noir e Syrah. Com 354 hectares de vinhedos no Vale do Maule, InVina se posiciona como um dos maiores produtores de uvas viníferas do Vale do Maule – Chile”.

 

Sierra Batuco

Vinhos elaborados a partir de vinhas localizadas nas montanhas costeiras do Vale do Maule, “Sierra Batuco” é pioneira nesta zona vitícola recém-descoberta do Chile. Os vinhos refletem o frescor do clima e da concentração das uvas que amadureceram lentamente, envoltas numa embalagem que expressa a beleza agreste desta faixa costeira do Chile. Vinhos: Gran Reserva (Cabernet Sauvignon –  52%, Syrah – 28% e Carménère – 22%) e linha Reserva: Cabernet Sauvignon, Red Blend (Syrah – 60%, Cabernet Sauvignon – 30% e Carménère – 10%) – Malbec, Carménère, Pinot Noir,  Chardonnay, Pinot Grigio e Sauvignon Blanc.

 

 

A vinícola

Construída em 2013 com capacidade para produzir 1,4 milhões de litros de vinho é o sonho de qualquer enólogo. Oitenta tanques de aço de pequeno porte com tamanho médio de 16.000 litros permitem a fermentação de cada lote separadamente, possibilitando a captação da diversidade que vive em cada vinhedo. Todos os tanques estão ligados ao aquecimento e arrefecimento para controlar com precisão o processo de fermentação. A linha de engarrafamento é feita por equipamento italiano de ponta que garante que o vinho será engarrafado com todo cuidado, com todos os sabores e complexidade capturados ali dentro. Estabelecida no km 235 da rodovia Panamericana, a vinícola está perfeitamente localizada para receber as uvas dos vinhedos localizados no Vale do Maule de forma harmoniosa e eficiente.

DSCF4444 (800x450)

Os vinhedos

Batuco – Montanhas costeiras do Maule – 122 ha plantados com as variedades Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir que proporcionam vinhos elegantes uma vez que os vinhedos estão a 40 km do mar. Bons resultados também com Cabernet Sauvignon e Carménère.

Las Tizas – 98 ha – apontada como uma das regiões do Maule onde as uvas amadurecem mais cedo.

El Peral – 60 ha – idem.

Buena Vista – 38 ha – tintos elegantes.

Mataverde – 36 ha – variedades brancas; tintos elegantes.

A seguir a descrição dos vinhos degustados, reiterando que a InVina está à procura de importador de seus vinhos para o Brasil:

Tricky 2013 – Variedades: Sauvignon Blanc (90%) e Carménère (10%) – Álcool: 13% – Região: Vale do Maule – Este inusitado corte de SB com Carménère vinificada em branco, exibiu na taça cor palha claro quase translúcido. Aberto nos aromas típicos da Sauvignon Blanc com notas de frutas tropicais (damasco e maracujá) sobre um fundo herbáceo. Na boca é um vinho correto, fresco, sem amargor, com boa dose de fruta, marcado pelas sugestões vegetais típicas da varietal majoritária no corte.

Sierra Batuco Pinot Grigio Reserva 2013 – Álcool: 13,5% – Região: Vale do Maule – Palha claro translúcido. Aberto nos aromas com sugestões de frutas de polpa branca (pêra, maçã e melão). Na boca sua entrada revelou um vinho macio, leve, frutado, de corpo médio, sem aspereza ou amargor. Boa tipicidade.

Tricky 2012 – Variedades: Cabernet Franc (60%) e Carménère (40%) – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – intenso na cor de transição para púrpura. A fruta predomina nos aromas com sugestões de amoras, framboesas e figos. Há também um toque floral (violetas) que cede espaço para as frutas retromencionadas. Na boca taninos macios, frutado evidente e boa persistência confirmam o paladar deste blend bem elaborado, sem excessos de extração, álcool, etc…

Tricky 2012 – Variedades: Cabernet Sauvignon (60%) e Syrah (40%) – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – cor semelhante à do vinho anterior.  Aromas típicos da Cabernet Sauvignon com uma forte nota balsâmica dominando o conjunto para ceder espaço para um toquinho de especiarias (cravo) com razoável sustentação na taça. No paladar taninos de boa qualidade, bom espaço para fruta e final harmonioso, sem qualquer adstringência ou aspereza.

 

Sierra Batuco Pinot Grigio Reserva 2013 – Álcool: 13,5% – Região: Vale do Maule – Palha claro translúcido. Aberto nos aromas com sugestões de frutas de polpa branca (pera, maçã e melão). Na boca sua entrada revelou um vinho macio, leve, frutado, de corpo médio, sem aspereza ou amargor. Boa tipicidade numa variedade não tão comum no Chile.

DSCF4436 (800x450)

Sierra Batuco Red Blend (Syrah – 60%, Cabernet Sauvignon – 30% e Carménère – 10%) 2012 – Álcool: 13,5% – Região: Vale do Maule – Preço: US$ 10 – Vermelho-rubi de média profundidade. Aberto nos aromas com notas de frutas vermelhas e negras. Na boca sua entrada revelou um vinho de taninos presentes de boa qualidade, álcool generoso, boa acidez e razoável presença da fruta sentida no olfato. Final persistente.

DSCF4436 (800x450)

Sierra Batuco Carménère Reserva 2012 – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – Vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo. Aberto nos aromas com notas de pimentão, frutas vermelhas e especiarias. Boca no mesmo diapasão, taninos macios, acidez razoável, álcool integrado e final persistente, confirmando a tipicidade da variedade. Um Carménère gostoso, fresco, fácil de beber.

 

 

Sierra Batuco Cabernet Sauvignon Reserva 2012 – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – Vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo. Aberto nos aromas com notas balsâmicas, toques vegetais, tabaco e especiarias. Boca no mesmo diapasão, taninos texturados, acidez na medida, álcool integrado e final longo, persistente, confirmando a tipicidade da variedade. Um CS de bom frescor, descomplicado, bastante macio.

DSCF4436 (800x450)

Sierra Batuco “Lones Rider Premium Selection”  2012 – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – Blend de Cabernet Sauvignon (52%), Syrah (28%) e Carménère (20%) – Vermelho-rubi intenso, profundo com reflexo violáceo. Aberto nos aromas com notas de barrica na frente (12 meses de carvalho francês), secundadas por frutas negras, apontamentos vegetais e uma pontinha animal. Na boca taninos aveludados perfazem este vinho expansivo, longo e persistente. Um blend bem elaborado, com alguma capacidade de guarda.

DSCF4444 (800x450)

Luma Reserva Cabernet Sauvignon 2012 – Álcool: 14% – Região: Vale do Maule – Vermelho-rubi intenso profundo com reflexo violáceo. Aromas florais (violetas) seguidos de licor de cacau sobre uma nota de chocolate. Boca rica, taninos presentes de boa qualidade, tripé álcool, acidez e taninos em harmonia. Tem todos atributos de um bom Cabernet Sauvignon chileno, com a possibilidade de ganhar harmonia e complexidade na garrafa,  uma vez que amadureceu doze meses em barrica de carvalho francês. 

(Visited 862 times, 863 visits today)

2 thoughts on “Expovinis 2014 – Estande Wines of Chile – InVina, Vale do Maule: Vinhos Luma, Tricky e Sierra Batuco”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *