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Num almoço marcado pela descontração, o famoso enólogo-chefe da Viña Tarapacá, Ed Flaherty apresentou novas safras de dois vinhos ícones da Viña Tarapacá, importante vinícola chilena que integra o conglomerado de vinícolas VSPT: Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Azul 2011 e o ícone Tara.Pakay 2010. O evento foi organizado pela Coordenadora de Marketing e pelo Diretor Comercial que também esteve presente, além de jornalistas e formadores de opinião.

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Sobre a Viña Tarapacá

Fundada em 1874, a Viña Tarapacá  está localizada em Isla de Maipo, aos pés da Cordilheira dos Andes e desde então vem elaborando vinhos que são o reflexo de sua tradição centenária, unida a uma elegância contemporânea. Os vinhedos estão localizados no Vale do Maipo, a região vitivinícola chilena mais tradicional e com as melhores qualidades para a elaboração de vinhos premium. Devido a seu nome e sua extensa trajetória, a Viña Tarapacá é uma fiel representante das vinícolas do Novo Mundo, entregando excelente qualidade e consistência em cada garrafa.  As principais marcas são Tara.Pakay, Gran Reserva Etiqueta Azul, Gran Reserva Etiqueta Negra, Gran Reserva, Terroir, Gran Tarapacá, León de Tarapacá e Cosecha Tarapacá. Atualmente possui 2.600 hectares e 600 hectares ocupados por vinhedos onde se cultivam as variedades Cabernet Sauvignon, Syrah, Carménère, Merlot, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Ali ficam a adega, que se utiliza das modernas técnicas de vinificação e a Casona, uma bela construção de 1925, em estilo toscano, com salões de decoração clássica, quartos para visitantes e lindos jardins. A partir de 1992, a empresa decidiu dar seguimento a um ambicioso plano de expansão orientado para o crescente mercado internacional. A capacidade de produção anual é de 15 milhões de litros, fazendo da Tarapacá uma das maiores vinícolas do Chile. Exporta para mais de 60 países e o Brasil é o principal mercado mundial. Em 2009 a vinícola passou a integrar a VSPT – Viña San Pedro Tarapacá, o segundo grupo vitivinícola mais importante do Chile.

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Tara.Pakay

Deriva do idioma quechua, povo nativo do Norte do país e significa “árvore escondida”. Esse nome reflete a origem nobre da vinícola que, como uma árvore enraizada na vitivinicultura chilena, cresce prolificamente desde 1874.

Informações sobre o vinho

O Tara.Pakay resulta de um blend de Cabernet Sauvignon (65%) e Syrah (35%), que logo na primeira safra já obteve 92/100 pts. da Wine Spectator e que também foi indicado entre os “top wines” do Chile na edição de maio de 2010. No Guia Descorchados 2014 a safra 2011 também obteve 92/100 pts. As uvas Cabernet Sauvignon provém de um vinhedo plantado em 1994 que rende 4 toneladas por hectare. A Syrah deriva de uma parcela plantada em 1995 numa zona mais fria, próxima ao rio Maipo, local que sofre ação dos ventos, com rendimento de 6 toneladas por hectare. O vinho amadureceu dezesseis meses em barricas de carvalho francês e americano, 80% novas. As uvas são podadas e colhidas somente por mulheres. Houve a construção de uma adega especial para a elaboração desse vinho, dotada de equipamentos modernos, cubas pequenas de aço inox que usam a força da gravidade durante os diferentes processos de elaboração. As uvas foram fermentadas em pequenos lotes. Cerca de 35% dessa produção está destinada ao Brasil.

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Sobre o enólogo: Ed (Edward) Flaherty

Desde 2006 é o enólogo-chefe da Viña Tarapacá estando sob sua responsabilidade os brancos, espumantes, tintos e late haverst da vinícola. Formado na Universidade da Califórnia, Davis, está há mais de 20 anos no Chile. Já trabalhou nas vinícolas Cono Sur, Errázuriz e Caliterra. É considerado um profundo conhecedor dos vales chilenos e na Tarapacá, além de ter agregado novos terroirs à vinícola, aportou mais frescura aos vinhos existentes, aperfeiçoou o estilo já existente, estudou as condições de cada vinhedo e de cada parcela.

Epice

Sobre a Épice

Sediada em São Paulo, a Épice Importação atua há mais de vinte anos no mercado brasileiro de vinhos finos. A busca constante por vinhos notáveis tem guiado a parceria com produtores da Argentina, Chile, Portugal, Espanha, Itália, França e Hungria. Atualmente seu portfólio contempla mais de 200 rótulos de vinhos. www.epice.com.br

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Degustação

Espumante Viña Mar Brut  – álcool: 13% – região: Casablanca – variedades: Chardonnay (65%) e Pinot Noir (35%) – Importador: Épice – Preço: R$ 115 – Amarelo-palha com reflexo verdeal. Borbulhas finas em quantidade razoável. No olfato, notas de flores brancas com uma pontinha de leveduras a lhe conferir tipicidade. Plano, medianamente frutado, fácil de beber, ressentiu-se de um pouco mais de potência e frescor. Termina com discreto amargor que não incomoda. Avaliação: 86/100 pts.+

O Etiqueta Azul é um tinto produzido em quantidade minúsculas, somente nas melhores safras. A garrafa da degustação foi trazido pelo próprio enólogo Ed Flaherty. É um tinto amadurecido em arricas de carvalho francês (80%) e americano (20%) durante 18 meses.
O Etiqueta Azul é um tinto produzido em quantidade minúsculas, somente nas melhores safras. A garrafa da degustação foi trazido pelo  enólogo Ed Flaherty. É um tinto amadurecido em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%) durante 18 meses.

Tarapacá Gran Reserva Etiqueta Azul 2011 – Álcool: 15% – Variedades: Cabernet Franc (36% – Alto Maipo), Cabernet Sauvignon (26% – Buin), Syrah (24% – Isla de Maipo) e Cabernet Sauvignon (12% – San Bernardo) – Região: Maipo – preço médio: R$ 150 – quase retinto na cor, nos aromas a madeira pulou na frente mas depois de algum tempo abriu espaço para uma nota forte de ameixas, amoras e figos. No paladar sua entrada revelou um vinho quente, potente, denso, profundo, com muito nervo. Ed explicou que cada variedade desempenha seu papel no corte. A Cabernet Franc dá personalidade ao vinho, a Cabernet Sauvignon de Buin estrutura, elegância, a Syrah de Isla de Maipo fruta, arredondando o corte e finalmente a Cabernet Sauvignon de San Bernardo aporta potência. O resultado é um tinto bem moldado, de taninos finos, com a acidez fazendo a sua parte dando frescor, movimento e vivacidade ao conjunto. No paladar a madeira está presente mas não incomoda simplesmente porque não se sobrepõe à fruta. Enfim, trata-se de um vinho multifacetado, prazeroso, chileno na melhor acepção, que realmente justifica a posição de destaque na hierarquia dos vinhos Tarapacá, muito apreciados no Brasil, um de seus principais mercados. Avaliação: 90/100 pts.+

O Tara.Pakay é produzido numa adega moderna que utiliza a força da gravidade  durante os diferentes processos de elaboração
O Tara.Pakay é produzido numa adega moderna que utiliza a força da gravidade durante os diferentes processos de elaboração; curiosidade: somente mulheres participam da poda à colheita

Tara.pakay 2010

Variedades: Cabernet Sauvignon (65%) e Syrah (35%) – região: Vale do Maipo/Isla de Maipo – álcool: 14,5% – importador: Épice – tel (11) 6910-4662 – preço: R$ 332,00 – Vermelho-rubi intenso, profundo, concentrado com halo púrpura a denotar juventude. Aromas abertos com enfase em licor de cassis, ameixas, framboesas e amoras maduras sobre um fundo levemente tostado. Depois de algum tempo na taça especiarias como canela, nóz moscada e uma discreta nota de mentol. Na boca a sua entrada revela um vinho denso, potente, de bom volume, taninos extremamente macios contrabalançados por sua acidez gastronômica e álcool na medida dando-lhe boa estrutura, força e ao mesmo tempo elegância. A Syrah, mesmo minoritária, dá o ar de sua graça ao aportar notas frutadas ao corte. Já a Cabernet Sauvignon, subscreve os aromas frutados sinalizados no nariz. Importante destacar a harmonia existente entre madeira e fruta, eis que a primeira permite a livre expressão da segunda o que confere ao vinho caráter moderno, frutado e sobretudo fresco. Profundo e intenso, termina sem arestas e no retrogosto deixa uma nota picante. Um vinho bem feito que apresenta plenas condições de amadurecer na garrafa nos próximos 5/10 anos. Ou mais! Avaliação: 91-92/100 pts.++

O Tarapacá late harvest é outro campeão de vendas, elaborado com Sauvignon Blanc, Gewürz, SB e Moscatel com uvas de diversos vales chilenos (Maipo, Curicó, Leyda e Limarí), na safra 2012 tem apenas 12% deálcool e um equilíbrio gustativo muito próximo do ideal, eis que a acidez e o açúcar estão sintonizados e o resultado é um vinho doce  e fresco, na medidade certa!
O Tarapacá late harvest (R$ 36) é outro campeão de vendas, elaborado com Sauvignon Blanc, Gewürz, SB e Moscatel com uvas de diversos vales chilenos (Maipo, Curicó, Leyda e Limarí), na safra 2012 tem apenas 12% de álcool e um equilíbrio gustativo muito próximo do ideal, eis que a acidez e o açúcar estão sintonizados e o resultado é um vinho doce e fresco, na medida certa!

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