Os vinhos circunscritos pela D.O. Navarra são elaborados com uvas colhidas em cerca de 16,2 hectares muito diversos quanto aos tipos de solo, altitude e pluviosidade. Valdizarbe e Ribera Baja são as zonas de maior produção e rendimento. A variedade mais usada é a Garnacha, embora nos últimos anos o seu cultivo tenha decrescido a favor de outras como Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Mazuelo. Entre as uvas brancas domina a variedade Viura com presença de Chardonnay, Moscatel-de-grano-menudo e Malvasía. São especialmente apreciados seus vinhos rosados, os melhores da Espanha para muitos. Na região também são produzidos tintos e brancos.  Há cinco milhões de anos existia em Navarra a Vitis Silvestris, da qual nasceu com o tempo a Vitis Vinifera. Em Navarra há restos arqueológicos – adegas, ânforas, monumentos funerários – que confirmam que sua produção de vinho já era importante desde os primeiros anos do Império Romano. Posteriormente, os mosteiros do século IX e seguintes plantaram novos vinhedos e implantaram as técnicas de vinificação seguidas pelos monges de Cluny e de Cister, na vizinha França. No século XIV, os vinhos navarros já eram exportados para muitos outros reinos europeus. Last but not least, afirma-se que a variedade Garnacha é originária de Alto Ebro, ou seja, de Navarra, onde consideram-se cinco subzonas: Ribera Baja, Ribera Alta, Valdizarbe, Tierra Estella e Baja Montaña.

Navarra é uma D.O. extensa, conhecida primeiramente pelos rosés; muitas de suas 123 bodegas hoje produzem tintos iguais ou superiores àqueles de Rioja. A despeito das frequentes produções altas, em parte graças à vasta disseminação de variedades, incluindo Merlot e Syrah. Também produz vinhos de sobremesa excelentes. Produtores indicados: Chivite, Inurrieta, Ochoa, Príncipe de Viana. Também são bons Castillo de Monjardín, Otazu, vinícola Navarra e, para os vinhos de sobremesa, Camilo Castilla. Fonte – Guia de Vinhos edição de bolso 2008 – Hugh Johnson.

Contrarrótulo:

This is a rich red-colored wine with violet tones. Possessing primary aromas of red fruit like raspberries and strawberries, this extraordinary wine explodes in the mouth with a medium body, ample, complete and harmonic, leaving a pleasent aftertaste. Serving temperature: 16°C

1404949196

Degustação

Marco Real Tempranillo D. O. Navarra 2010  – Álcool: 14% – Região: Navarra/Olite – Preço: R$ 42,60 – importador: Obra Prima –  vinho elaborado com uvas colhidas a mão procedentes dos melhores vinhedos de Tempranillo da propriedade da família Belasco, localizados na Finca Espesuras, em Torres del Río, Navarra. A uvas são previamente selecionadas manualmente antes de sua chegada a bodega, a fermentação alcoólica se efetua a 25ºC e se segue uma larga maceração de 25 dias para atingir uma finesse e  elegância que distinguem o vinho obtido. Após, segue-se o processo de amadurecimento de cinco meses em barricas de carvalho francês. Análise organoléptica: vermelho-rubi com reflexo violáceo. Nariz muito frutado com ligeiras notas de alcaçuz mesclado com aromas tostados e de pimenta negra. Na boca, sua entrada é firme com uma passagem suave decorrente de seus taninos aveludados. Fresco, sedoso com ligeiras notas de especiarias e apontamentos de côco aportada pelo carvalho francês. Termina harmônico, sem arestas. Também se destaca na relação preço-qualidade. Avaliação: 88/100 pts.

No catálogo da Obra Prima está mencionado que: "com a ambição de serem conhecidos no mundo todo, os vinhos portugueses Terra D'Alter têm como objetivo lançar, no mercado internacional, um vinho Alentejano de excelente qualidade." O que podemos dizer é que os vinhos são agradáveis, de perfil moderno sem perder a tipicidade Alentejana consubstanciada em vinhos densos, potentes, de sabor característico bem conhecido do público brasileiro. Outro fator a ser ressaltado são os preços competitivos, eis que todos os vinhos degustados ostentam preços compatíveis com a qualidade apresentada. Enfim, quem provar qualquer um dos tintos desse produtor não irá se arrepender...porque além de sua qualidade, os vinhos do Alentejo fazem muito sucesso por aqui.

(Visited 724 times, 724 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *