O termo Mezzogiorno (literalmente meio-dia em italiano) indica, para fins sociais, econômicos e políticos, o sul da Itália. Historicamente, o Mezzogiorno compreende o território do antigo Reino das Duas Sicílias (regiões de Abruzzo, Molise, Puglia, Campânia, Basilicata, Calábria, Sicília), mais uma parte do Lácio (zona de Gaeta).1 2 3 No uso comum, também a Sardenha, por suas características econômicas e geográficas, é assimilada às demais regiões meridionais, embora, em termos culturais e linguísticos, tenha uma história particular. Estatisticamente, e segundo algumas outras acepções, a Sicília, tal como a Sardenha, fazem parte da Itália insular. Fonte: Wikipedia
O termo Mezzogiorno (literalmente meio-dia em italiano) indica, para fins sociais, econômicos e políticos, o sul da Itália. 
Historicamente, o Mezzogiorno compreende o território do antigo Reino das Duas Sicílias (regiões de Abruzzo, Molise, Puglia, Campânia, Basilicata, Calábria, Sicília), mais uma parte do Lácio (zona de Gaeta).
No uso comum, também a Sardenha, por suas características econômicas e geográficas, é assimilada às demais regiões meridionais, embora, em termos culturais e linguísticos, tenha uma história particular.
Estatisticamente, e segundo algumas outras acepções, a Sicília, tal como a Sardenha, fazem parte da Itália insular. Fonte: Wikipedia

Sobre o Sul da Itália

A região como um todo também é conhecida como “Mezzogiorno” e, nos últimos anos muitas vinícolas optaram por arrancar vinhedos para fazer vinhos comercialmente viáveis, eis que a maior parte dos produtores da região sempre se importou com a quantidade. Os solos são pobres em matéria orgânica e rico em minerais – o que resulta num dos melhores vinhos italianos desde os romanos.

Sul da Itália
Abruzzo Basilicata Calabria
Campania Molise Puglia

 

A variedade Primitivo

Cepa tinta, tem este nome por florescer cedo, com os frutos amadurecendo antes de outras cepas. A colheita se dá entre final de agosto e início de setembro. É cultivada nos vinhedos tradicionais como pequenas árvores sem suporte, tendo se transformado de um vinho para cortes, por sua estrutura e teor alcóolico, em um vinho tinto de personalidade e prestígio. Corresponde à Zinfandel, conhecida cepa da Califórnia. A relação entre elas se deu por acaso em 1967, quando, ao provar o vinho Primitivo na Puglia, o Professor californiano Austin Goheen achou-o muito similar ao Zinfandel. Análises ampelográficas e de DNA confirmaram a correspondência genética, são idênticas, como irmãs gêmeas. A Zinfandel é uma casta idêntica à primitivo quanto ao DNA, mas distinta do ponto de vista ampelográfico.

São Paulo-20140718-02992

Em 1893, a Bodega Schenk  foi fundada em Rolle-Suíça. Em 1952 estabeleceu-se na Itália, em Reggio Emilio, constituiu sede em Bolzano. Em seguida, expandiu-se para várias regiões da Itália: Emilia-Romagna, Triveneto, Sicilia, Chianti, Abruzzo e Vêneto. O tinto objeto deste post, já obteve as seguintes premiações: Recommended – Decanter 2010 e Bronze no Quality Award 2008

A6

Degustação

Cavatina Primitivo del Salento IGP 2011 – Álcool: 12% – Região: Puglia/Salento – importador: Obra Prima – preço sugerido: R$ 42,90 – vermelho-rubi brilhante. Aberto nos aromas bastante convidativos com notas de fruta doce (geleia de frutas vermelhas e negras) e um toque de especiarias (cravo). Boca no mesmo diapasão. Taninos aveludados, acidez na medida e álcool integrado dão estrutura a este gostoso tinto, que tem na concentração de sabor seu maior destaque, porque é “guloso”eis que flui deliciosamente no paladar. O bom equilíbrio entre doçura e acidez dão harmonia a este tinto gostoso, fácil de beber, gastronômico. Enfim, uma boa pedida para quem deseja conhecer esta cepa de sucesso pelo mundo afora. Correta relação “preço-qualidade”. Avaliação: 87/100 pts.

(Visited 479 times, 479 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *