Durante nossa permanência no Chile no período de 12 a 17 de maio do corrente, tivemos oportunidade de conhecer os azeites de oliva “Las Piedras”, pertencente ao grupo Greenpath. Veronica Barros nos proporcionou essa visita, na qual tivemos oportunidade de conhecer o Engenheiro Agronômo e Enólogo Antonio Vásquez, que teceu considerações sobre a elaboração de azeites e ao final conduziu uma degustação didática.

 

IMG-20140516-02696

 

Os azeites são produzidos no “Fundo Las Palmas”, no Vale do Maule, numa área de 1.200 hectares inserida na comunidade de Pencahue, Sétima Região do Chile, apenas a cerca de 30 km a Noroeste da cidade de Talca, no denominado “Secano” interior da Cordilheira da Costa. No Subvale de Pencahue, as condições para crescimento das oliveiras são ideais, eis que o sol é intenso, existe grande oscilação térmica, terrenos pedregosos e existe água suficiente para o crescimento da planta e de seus frutos. As condições de trabalho respeitam os princípios da dignidade humana e a agricultura respeita o meio ambiente.

IMG-20140516-02699

 

São cultivadas as seguinte variedades: Arbequina (50 ha), Picual (15 ha) e Frantoio (15 ha). Os azeites são apresentados em quatro embalagens: 250 ml, 500 ml, 1.000 ml e 5.000 ml.

 

IMG-20140516-02692

 

Degustação

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Blend (Arbequina, Frantoio e Picual)

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Frantoio

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Arbequina

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Picual

 

IMG-20140516-02693

 

Descrição Azeites Las Piedras

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Blend (Arbequina, Frantoio e Picual) – complexo com reminiscências vegetais. As sensações de amargor e de doçura são perceptíveis com facilidade, mas são harmônicas. Final intenso, complexo e elegante.

 

IMG-20140516-02694

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Frantoio – perfil aromático vegetal e frutado sobre ervas frescas. Destaca-se pela delicadeza de seu amargor, enche a boca. Termina picante, amargo e fresco.

 

IMG-20140516-02695

 

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Arbequina – amarelo-palha. Nos aromas notas verdes (vegetais), alcachofra, tomate. No paladar as sensações de doçura (entrada), picor (meio de boca) e amargor (fim-de-boca) são bem nítidas. Sensações de dulçor e cremosidade completam o paladar. Termina picante, fresco.

 

Enólogo Antonio Vázques - simpatia e competência, eis que elabora vinhos e azeites de excelente qualidade!
Enólogo Antonio Vázques – simpatia e competência, eis que elabora vinhos e azeites de excelente qualidade!

Azeite de Oliva Extra Virgen Las Piedras Picual – amarelo-palha brilhante com uma leve nota verdosan (folha de tomate). Frutado maduro, boca cremosa, frutas maduras frescas. Nitidez das sensações de doçura, cremosidade, amargor e picante (aqui verificamos equilíbrio).

 

Azeite de Oliva e Aceto Blasâmico Las Piedras
Azeite de Oliva e Aceto Blasâmico Las Piedras
(Visited 1.187 times, 1.187 visits today)

8 thoughts on “Degustação do Azeite de Oliva “Las Piedras””

        1. Quando tiver representante te avisarei. No ano de 2015 o escritório do ProChile fará diversas incursões e eventos para divulgar
          os azeites chilenos, principalmente para encontrar importadores interessados porque o azeite chileno é de altíssima qualidade.
          O Las Piedras é ótimo, mas ainda não teve sorte de encontrar nenhum interessado na sua importação.

          att

          Jeriel

          1. Ótimo!! Estive em Santiago em novembro e almocei no Liguria onde me serviram este azeite. Adoramos!! Obrigada.

          2. Conheço bem este azeite. Participei de uma degustação com o enólogo que o produz. A Rede Oba de Hortifruti aqui de São Paulo tinha intenção de importá-lo, mas ficou somente na intenção….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *