São Paulo-20140716-02989

“Localizada entre as vinícolas Andeluna e Salentein no Vale de Uco, a Bodega La Azul existe em função da partilha de terras da família proprietária. O patriarca dividiu a propriedade em fazendas e as identificou por cores. A uma das filhas coube a fazenda azul. A vinícola é jovem e suas instalações espartanas. A visita consiste, basicamente, em provar vinhos. Mas vale parar e provar o Azul Gran Reserva ainda na barrica. É o assemblage “perfeito”. Malbec e Cabernet Sauvignon passam dois anos “conversando”  entre 70% de carvalho francês e 30% de carvalho americano. O vinho tem cor escura com matizes violáceos e azuis. É complexo e estruturado, com aromas a frutos vermelhos e negros, combinados a chocolate e especiarias. Só vai para o mercado após dezoito meses em garrafa. Apenas três mil garrafas são produzidas por ano, o que o torna uma joia rara, mesmo na vinícola – não dei sorte em nenhuma de minhas duas visitas. O vinho La Azul Reserva também é muito bom e será uma boa companhia durante o almoço”. Fonte: Flavio Faria – Guia de Vinícolas – Argentina – Ranking com 65 vinícolas para você visitar. Editora Casa da Palavra.

Flávio de Faria autografando seu livro

O intrépido escritor Flavio Faria sempre surpreende. O primeiro vinho que nos apresentou foi o excelente blend chileno AltaCima 6330, uma preciosidade do Vale de Curicó. Agora nos apresentou o empolgante Azul Gran Reserva 2009. Um tinto platino de alto nível, que custa a metade de outros vinhos argentinos de perfil semelhante. Provado escoltando um delicioso filet a parmegiana não fez por menos. Brilhou, porque harmonizou esplendidamente! O Azul Gran Reserva é o tipo de vinho que às cegas irá desbancar muito vinho estrelado….

 

Degustação –

La Azul Gran Reserva Malbec e Cabernet Sauvignon 2009 – Álcool: 13,9% – Região: Vale de Uco/Mendoza – preço: R$ 170 – representante em SP: Pedro Rearte – prearte@terra.com.br – Vermelho-rubi intenso, profundo com halo violáceo nas bordas sem denunciar o peso de cinco anos. Aberto, intenso, complexo nos aromas com um leque que começa num frutado copioso, especiarias, baunilha sobre um requintado fundo balsâmico. Discretas notas florais da Malbec completam o conjunto, que também tem chocolate e uma pontinha de licor de cassis da Cabernet Sauvignon. No paladar, seu ingresso logo chamou atenção em razão do caráter “aterciopelado” (aveludado) de seus taninos. O álcool, na casa dos 13,9% está presente, mas não incomoda nem um pouco. A acidez também merece destaque porque cumpre seu papel (alguns tintos platinos ressentem-se um pouco desse componente). Toda fruta sinalizada foi confirmada no paladar, onde a madeira deu o ar de sua graça sem se sobrepor à fruta. Enfim, um tinto que entrega muito por valor justo, para ser comprado por caixa fechada! Termina como começou: harmonioso. Um vinho que vale a experiência. Avaliação: 90-91/100 pts.+

Guia

(Visited 2.155 times, 2.155 visits today)

2 thoughts on “La Azul Gran Reserva Malbec e Cabernet Sauvignon 2009 – um verdadeiro “achado””

  1. ¿Qué tal Jeriel? Este vino lo he probado en una cata. Los del Valle de Uco tienen un gusto en paladar bastante distinto. Un cordial saludo.

    1. Leonorcita,

      Este vino es de los que se destacan en las competiciones internacionales, en catas a ciegas de las revistas, en las evaluaciones de los críticos extranjeros. Un tinto del Valle de Uco para ser comprado por una caja cerrada!

      Saludos

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *