A8

Terras D’Alter, Companhia de Vinhos Ltda. tem por enólogo Peter Bright (de origem Australiana, vive em Portugal desde 1982, é dinâmico, empreendedor e o seu lema é “experimentar mas não misturar estilos”), detentor de um vasto curriculum no mundo da produção e comercialização internacional de vinhos. As uvas utilizadas são produzidas por seus sócios, na região de Alter do Chão e Fronteira, embora também se abasteça nas produções do Alto Alentejo, conforme as suas necessidades específicas. A vinícola obteve certificação segundo as normas NP EN ISO 9001 (qualidade) e NP EN ISO 14001 (ambiente) e o Regulamento nº 852/2004 com o objetivo de garantir padrões específicos de qualidade em todos os serviços prestados, garantir o cumprimento de toda a regulamentação ambiental, garantir o cumprimento de toda a regulamentação de Qualidade e Segurança Alimentar. Esta certificação prevê uma avaliação anual que garanta a melhoria de eficácia do Sistema Integrado de Gestão do Ambiente, Qualidade e Segurança Alimentar.

 

Contrarrótulo

“Apenas na região alentejana a casta Alicante Bouschet gera vinhos de tamanha têmpera, com a sua cor profunda, o seu aroma a especiarias, particularmente frutado e um paladar denso com final a chocolate cremoso e taninos muito finos.”

O Terras D'Alter recebeu elogios de todos os integrantes da Confraria Esvaziando a Adega: um tinto suculento, carnudo, de taninos mastigáveis. Além da tipicidade, sua relação preço-qualidade é outro fator relevante a ser considerado!
O Terras D’Alter recebeu elogios de todos os integrantes da Confraria Esvaziando a Adega: um tinto suculento, carnudo, de taninos mastigáveis. Além da tipicidade, sua relação preço-qualidade
é outro fator relevante a ser considerado!

Degustação –

Terras D’Alter Alicante Bouschet 2009 – álcool: 15% – preço sugerido: R$ 50,24 – região: Alentejo/Fronteira – importador: Obra Prima – Elaboração: desengace total seguido de ligeiro esmagamento a frio. Fermentação em cuba inox com controlo de temperatura (20 a 22 graus) durante 7 dias com remontagens manuais diárias. Maceração pós-fermentativa por mais 5 dias. Fermentação maloláctica em cuba de inox seguida de estágio em barrica de carvalho nova durante 14 meses. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com boa profundidade e concentração. Notas florais dominam os aromas secundadas por toques de côco queimado e leve mentol com ampla sustentação na taça. Na boca, sua entrada revelou um vinho poderoso, encorpado, volumoso, sem sobra de álcool. Os taninos são típicos da casta, pungentes, intensos mas de boa textura, suaves. Expansivo, denso, profundo, tem na tipicidade da casta verdadeiramente alentejana sua maior virtude. A fruta não está encoberta pela madeira (14 meses de carvalho francês), a acidez também é alta, mas está harmonizada com os demais elementos. Longo, deixa uma nota crocante no retrogosto. Reconhecidamente longevo, um tinto que tem “nervo”e vincada personalidade. Avaliação: 89/100 pts.++

(Visited 738 times, 738 visits today)

One thought on “Imbatível na sua categoria: Terras D’Alter Alicante Bouschet Vinho Regional Alentejano 2012”

  1. O Jeriel sempre com ótimas indicações. Realmente quem gosta de vinho, de apreciar suas nuances e entrar no pequeno transe que nos remetem alguns rótulos, independente do preço, neste caso muito acessível dada a qualidade, vai encontrar aqui um pequeno passaporte para uma boa viagem! Uma delícia!
    Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *