Luis Gutierrez

Vintage, what vintage?

“É inevitável que falemos de safras, uma das simplificações mais loucas que fazemos no mundo do vinho. Eu fico louco com boletins meteorológicos detalhados e tantos dados que você não pode ver a floresta para ver as árvores, por isso vou fazer a minha própria simplificação e tentar explicar e classificar as safras do Chile, dependendo se são mais quentes ou mais frias do que a média. Você pode, então, decidir se você prefere vinhos de clima mais frio ou de safras mais quentes ou, como acontece … depende! Mas vamos lá! Este texto é o resultado da leitura de alguns relatórios detalhados de colheitas, conversas com um monte de gente e provas de alguns vinhos de safras mais antigas (a maioria deles não estão incluídos no artigo), a fim de entender o contexto de alguns produtores, vinhos e regiões”.

1996 – foi uma safra um pouco fria com alguma chuva durante a colheita.

1999 – foi um ano muito seco.

2005 – foi uma grande safra, especialmente em Puente Alto, no Alto Maipo. Tintos poderosos, próximos da maturidade.

2006 – foi um ano legal cujos vinhos estão a envelhecer bem.

2007 – foi uma safra relativamente média (não muito quente, nem muito fria).

2008 – deve ter sido um pouco de Dr. Jekyll e Mr. Hyde, como algumas pessoas falam sobre uma colheita muito quente e outros apontam um ano mais frio e mais úmido, com muitas nuvens e clima moderado. Mas como podemos generalizar num país tão extenso territorialmente? É por isso!

2009 –  omitida no texto original.

2010 – teve uma primavera fresca, um pouco de atraso nas datas da colheita, mas um bom verão com as uvas amadureceram lentamente. Foi um ano frio, especialmente após o terremoto.

2011 – foi uma das safras mais frias nos últimos tempos, mais fria do que 2010 e com uma colheita mais tarde. Muitas pessoas mencionaram-na como sua safra favorita!

2012 – teve seca extrema e condições destacadas de calor.

2013 – foi um ano muito frio (ainda mais frio do que 2011), mas com rendimentos mais elevados.

Fonte: Luis Gutierrez – htttp://www.erobertparker.com/members/winedata/articles/article847.asp  e  Luis

(Visited 95 times, 95 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *