” A vinícola Golan Heights foi fundada em 1983 nas Colinas do Golan, na Galiléia, região montanhosa localizada no norte de Israel e conhecida localmente como a “terra do vinho”.

Seus mais de trinta vinhedos se estendem das proximidades do Mar da Galiléia aos sopés do monte Hermon, formando uma rica paleta de terroirs com distintos solos (basalto-vulcânico, argiloso, com seixo, calcário…) e altitudes (de 400 a 1200 metros acima do nível do mar). A altitude dos vinhedos é condição fundamental e definidora da qualidade e elegância dos vinhos da Golan Heights. A adega está equipada com os mais modernos equipamentos enológicos e apenas as melhores barricas de carvalho são usadas para o amadurecimento dos vinhos. O enólogo-chefe, Victor Schoenfeld, graduou-se na Universidade da Califórnia, em Davis, e sua equipe é formada por mais três enólogos graduados na Califórnia, Borgonha e em Bordeaux.

Desde os seus primeiros anos, a vinícola vem conquistando os mais altos prêmios e reconhecimentos nos mais respeitados concursos internacionais, bem como dos mais famosos críticos. Em 2008 foi a primeira vinícola israelense a figurar na lista Top 100 da Winespectator, com o vinho Yarden Cabernet Sauvignon 2004.

Yarden, a marca dos vinhos premium da Golan Heights, produzidos a partir dos melhores vinhedos da vinícola, significa Jordão em hebraico e homenageia o histórico Rio Jordão, retratado nos escritos sagrados judaicos e cristãos e cujo percurso (nasce nas encostas do Monte Hermon, passa pelo Mar da Galiléia e deságua no Mar Morto) atravessa a Terra Santa. Todos os vinhos Yarden são kosher e a marca é representada por uma tradicional lâmpada a óleo.

Seu contrarrótulo menciona que:

“Yarden Chardonnay was produced entirely from Chardonnay  grapes grown in the  northern Golan Heights. The cool climate, rocky volcanic soil and high altitude are ideal conditions for growing classic wine grape varieties. Barrel fermentation and aging for seven months, along with partial malolactic fermentation, yields a beautifully complex wine balancing fruit with butter and oak. To preserve the quality of the wine, this bottle should ne stored on its side in a cool, dark place.”

YDegustação –

Yarden Chardonnay 2012 – Álcool: 14% – Região: Galiléia – importador: Inovini – preço médio: R$ 120 – produzido exclusivamente a partir de uvas de vinhedos situados no extremo norte das Colinas de Golan, local cujas altitudes atingem 1.200 metros acima do nível do mar, portanto, a porção mais fria da região. A fermentação alcoólica ocorre em barricas de carvalho francês (50% novas), nas quais o vinho também amadurece durante cerca de 7 meses. Análise organoléptica: Palha na transição para dourado brilhante. Aromas complexos com notas amanteigadas, fruta madura (damasco principalmente), nozes e uma leve sobra de álcool. Boca no mesmo diapasão, rica, estruturada, generosa no álcool com a madeira facilmente perceptível, sem no entanto encobrir totalmente a fruta. Enfim, o perfil o aproxima mais de bom um Chardonnay Californiano do que de um Mersault, por exemplo. Mas inegavelmente é um bom branco (Kosher), que deve crescer à mesa. Avaliação: 88-89/100 pts.

(Visited 404 times, 404 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *