Sobre o CAVA

Antes que eu me esqueça, apesar do uso corrente do nome em ambos os gêneros, o correto (na Espanha) é referir-se ao vinho no masculino, “o Cava”!

Embora haja referências até ao século XVI, em caráter experimental sua aparição deu-se somente em 1860. As primeiras cuvées comerciais vieram anos depois com Josep Raventós Fatjo. Em caráter industrial, só após a Segunda Grande Guerra.

São 160 localidades repartidas pelas 7 comunidades autônomas, sendo mais de 80% delas na Cataluña, num total de 260 bodegas e 32 mil hectares. Quase 90% da produção se concentra em Penedés, nas cercanias de Barcelona, precisamente em Sant Sadurní d’Anoia, de terroir rico em calcário.

Há 5 variedades brancas e 4 tintas (para os rosados) autorizadas, sendo as principais: Xarel-lo, Macabeo e Parellada para os brancos (Chardonnay também é permitida) e Monastrell para os rosés.

CADA CRIANZA, UMA HISTÓRIA

Como em todo grande espumante, as características do vinho dependem das castas usadas e do tempo que repousam em garrafa nas caves antes de serem vendidos. Os “Jóvenes” ficam por 9 meses em contato com as leveduras. Os “Reserva” passam um mínimo de 15 meses e tem uma coloração mais intensa e paleta aromática a frutas mais maduras. Os “Gran Reserva” tem um tempo mínimo que varia de 30-36 meses e tem distinção e complexidade suficientes para se equipararem a bons Champagnes!

O Cava é o espumante mais exportado do planeta! Há mais garrafas produzidas em Champagne, mas devido ao maior volume consumido internamente, os espanhóis vendem mais para o resto do mundo (150 milhões de garrafas em 2010).

O que esperar de uma garrafa de Cava?

Quanto mais jovem, mais clara é a cor (você saberá pelo rótulo e/ou preço) e algumas vezes se nota borbulhas maiores em tamanho. Aromaticamente vão dos mais jovens aos mais velhos, exibir desde notas de cítricos, florais e vegetais até fruta muito madura e notas de panificação. Todas as uvas utilizadas são aptas para a elaboração de espumantes conferindo grande frescor para os jovens e muita estrutura para os grandes vinhos. De acordo com o tipo e ocasião, tal como Champagnes, estes vinhos podem ser bebidos durante toda a refeição, do aperitivo à sobremesa! Salud!

Texto de André Logaldi

 

Cava

 

Sobre as Bodegas Vicente Gandía

Bodegas Vicente Gandía, companhia vinícola valenciana fundada em 1885, chega aos seus 127 anos fiel a seus valores: conciliar tradição e internacionalização, aposta em inovação e qualidade, compromisso com a promoção da cultura do vinho, contribuir para o bem estar e progresso da sociedade.

Atualmente, Bodegas Vicente Gandía é considerada a maior vinícola da Comunidade Valenciana e figura entre as 15 primeiras vinícolas espanholas e entre as 100 primeiras da Europa; está presente em 85 mercados internacionais e atua como embaixadora dos vinhos espanhóis pelo mundo. O selo Vicente Gandía outorga a nossos produtos algumas características em comum: alta qualidade e estabilidade entre uma colheita e outra. Vinhos que transmitem elegância, complexidade, suavidade e equilíbrio.

DEGUSTAÇÃO – 

Cava Baron de Valls Brut – álcool: 11,5% – variedades: Macabeo e Chardonnay – importador: Obra Prima – preço: R$ 55,80 – Informa o importador que: “elaborado segundo os cânones do método tradicional ou “champenoise”. Uma vez que o vinho-base tenha sido obtido a partir de uma variedade perfumada como a Macabeo com a combinação de Chardonnay para lhe dar corpo, as garrafas são mantidas na posição horizontal, no chamado “envelhecimento em pilhas”, com o depósito das borras na garrafa”. Análise organoléptica: sedutora cor palha brilhante quase translúcida. Perlage fino e delicado. Nos aromas inicialmente uma nota de leveduras e de pão que depois cedem espaço para intensas notas de fruta madura (abacaxi, marmelo). No paladar sua entrada revelou um borbulhante frutado, com presença de gás carbônico na medida certa dando-lhe vida e movimento. Muito macio, fresco, com uma surpreendente e deliciosa cremosidade cítrica. Seu final é limpo e mineral. Ótima relação preço-qualidade. Avaliação: 88-89/100 pts.

(Visited 1.039 times, 1.039 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *