IMG-20140801-03098

Sobre Pio Cesare

Desde 1881, Pio Cesare estabeleceu uma primazia no fornecimento das uvas à sua vinícola e ao longo de 127 anos os seus herdeiros consolidaram 45 hectares de posições deslumbrantes nas nobres zonas de Barolo e de Barbaresco. O sopro de modernidade trazido por Pio Boffa, quarta geração, colocou a histórica vinícola entre as melhores do mundo, embora a filosofia de elaborar clássicos piemonteses se mantenha inabalável.

ItalyPiemont

Sobre o vinho degustado

De fato, tratando-se de vinhos do produtor “Pio Cesare”, podemos afirmar que “a qualidade justifica a fama”, todavia, a única observação que fazemos é quanto aos preços elevados desses vinhos, que praticamente só poderão ser provados em “ocasiões especiais”. Quanto ao produtor de fato é um dos mais afamados de toda Itália. Seus vinhos são realmente espetaculares e amadurecem esplendidamente na garrafa.

Informa o importador que:   "Uvas provenientes principalmente dos vinhedos próprios em Serralunga d'Alba (70%), com pequenas partidas oruindas de fornecedores de longo-prazo em privilegiadas posições de Catiglione Falletto e Monforte d'Alba. Colheita com duração de três semanas (fim de outubro e começo de novembro). Seleção acurada das uvas, com descarte das imperfeitas. Desengace total. Prensagem delicada e fermentação nos tanques de inox em contato com os sólidos, a 25-26°C, por 20 dias. Nesta fase as remontagens foram frequentes, mantendo as cascas sempre imersas e em contato com o mosto. Terminada a fermentação alcoólica, procedeu-se a separação do vinho da parte sólida. Malolática completa. Trasfega aos barris de carvalho para envelhecimento. Engarrafamento e manutenção das garrafas nas frias adegas por mais vários meses antes da emissão ao mercado".
Informa o importador que:
” As uvas para elaboração de Barolo são provenientes principalmente dos vinhedos próprios em Serralunga d’Alba (70%), com pequenas partidas oriundas de fornecedores de longo-prazo em privilegiadas posições de Castiglione Falletto e Monforte d’Alba. Colheita com duração de três semanas (fim de outubro e começo de novembro). Seleção acurada das uvas, com descarte das imperfeitas. Desengace total. Prensagem delicada e fermentação nos tanques de inox em contato com os sólidos, a 25-26°C, por 20 dias. Nesta fase as remontagens foram frequentes, mantendo as cascas sempre imersas e em contato com o mosto. Terminada a fermentação alcoólica, procedeu-se a separação do vinho da parte sólida. Malolática completa. Trasfega aos barris de carvalho para envelhecimento. Engarrafamento e manutenção das garrafas nas frias adegas por mais vários meses antes da emissão ao mercado”.

Degustação

Barolo Pio Cesare DOCG 2008 – 14,5% álcool – importador: Decanter – Região: Serralunga d’Alba/Piemonte – Variedade: Nebbiolo – R$ 434,20 (2009) – cor típica, sem muita concentração, vermelho-rubi esmaecido com reflexo granada. O produtor Pio Boffa assinala que não se trata de um Barolo genérico, mas sim “clássico de estilo tradicionalista” porque as uvas são colhidas simultaneamente de sete vinhedos diferentes, são fermentadas na mesma proporção com o “blend” preparado antes do início desse procedimento. O vinho amadureceu por 36 meses em barricas bordalesas (70%) e o restante em “botti” de carvalho francês de Allier de vários anos – barris de 2.000 a 5.000 litros. No olfato já demonstra sua elegância com sugestões florais (rosas), frutas vermelhas sobre uma nota de tabaco. Boca a revelar um vinho fino, mineral, quente, delicado e sobretudo de taninos de excelente textura contrabalançados por acidez rica. Impressionou por sua profundidade gustativa e suculência.  Não necessita de muitos anos de garrafa para o afinamento completo do conjunto, eis que já dá sinais de plena madurez. Perfeito entrosamento entre fruta (negra) e madeira. Pede comida, de preferência alta gastronomia. Obteve 92/100 da Wine Advocate de RP em outubro de 2012. Avaliação: 91-92/100 pts. +

decanter

Descrição de Antonio Galloni, da Wine Advocate – Robert Parker

Sweet rosemary, licorice and red berries waft from the glass in Pio Cesare’s 2008 Barolo. This is a fairly approachable vintage for the estate’s Barolo. Firm, young Nebbiolo tannins frame the long finish. The aromas and flavors are somewhat forward, and I don’t see enough depth in the fruit to support long-term drinking, but the 2008 should provide plenty of enjoyment on the near and medium term. Anticipated maturity: 2015-2020 – Rating – 92/100″.

(Visited 314 times, 314 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *