Sobre a Abadia Retuerta

Fundada em 1996, seus vinhos estão incluídos na classificação “Vino de La Tierra de Castilla”, portanto, fora da conhecidíssima D.O. Ribera del Duero, mas em termos de qualidade deveria ser vista como parte de Ribera. Esta antiga abadia cultiva Tempranillo, Syrah, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot para usar em vinhos de corte. O enólogo Angel Anocibar foi o primeiro espanhol a fazer doutorado em enologia na Universidade de Bordeaux. O Rívola, de preço acessível, oferece uma boa expressão da propriedade dos vinhos de alta qualidade, o Pago Negralada, feito só com Tempranillo, tem fantásticos aromas de cedro, baunilha e frutas negras, sendo ousado, com especiarias.

Abadia Retuerta, por Hugh Johnson - uma das duas vinícolas mais famosas “não-DO” da Espanha. A outra é a “Mauro”. É, também, uma das mais modernas. Faz uma excepcional variedade de tintos a partir de Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Preços de acordo. Melhores vinhos: Rívola e o exuberante Pago de Negralada.
Abadia Retuerta, por Hugh Johnson – uma das duas vinícolas mais famosas “não-DO” da Espanha. A outra é a “Mauro”. É, também, uma das mais modernas. Faz uma excepcional variedade de tintos a partir de Tempranillo, Cabernet Sauvignon, Merlot e Petit Verdot. Preços de acordo. Melhores vinhos: Rívola e o exuberante Pago de Negralada.

A vinícola Abadia Retuerta está localizada no coração do Vale do Rio Duero, local ideal para o cultivo de uvas que atendem as mais prestigiadas marcas de vinho na Espanha. Abadia Retuerta possui mais de 200 hectares de vinhas e uma adegas das mais modernas da Europa. É dominada por uma imponente Abadia do século XII, que abriga um dos hotéis mais exclusivos do mundo. Seus vinhos excepcionais são o resultado da excelente maturidade das uvas obtidas num terroir único, dadas as particulares condições climáticas criadas pelo Vale do Rio Duero. Fonte: O Grande Livro dos Vinhos – Publifolha – 1ª edição, agosto de 2012

 IMG_20140817_152824

DEGUSTAÇÃO –

Abadia Retuerta “Rívola” Sardon de Duero Vino de la Tierra de Castilla y Leon 2009 – Álcool: 13,5% – Variedades: Tempranillo (60%) e Cabernet Sauvignon (40%) – Região: Sardón de Duero/Valladolid – Preço: R$ 98 por R$ 88,20 – importador: Península – telefones: (11) 3822-3986 – (21) 2529-8983 / 3563-8120 – Tinto amadurecido 12 meses em carvalho francês e americano. Vinhedos procedentes de terrenos calcáreos e arenosos – Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo e discreto halo de evolução. Nariz complexo e sedutor, com aromas de frutas vermelhas maduras, sobre um fundo de eucalipto, posteriormente torrefação e especiarias doces. Na boca, taninos presentes, suaves e gentis, levemente adocicados, o que confirma sua grande riqueza aromática e elevada maciez. Bom equilíbrio entre acidez, álcool e taninos de qualidade lhe conferindo elegância. Delicioso, de nítido perfil moderno tendo a fruta como protagonista, profundo, persistente, ainda apresenta plenas condições para evoluir na garrafa. Veja no link que segue após esta avaliação o desempenho do 2002 em 2012. Avaliação: 90-91/100 pts.+

 

Península logo

https://blogdojeriel.com.br/2012/07/esvaziando-a-adega-vinhos-da-safra-2002-abadia-retuarta-rivola-venceu-a-peleja/

(Visited 1.098 times, 1.098 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *