Maremma - Toscana

 

A Tenuta Guado al Tasso está localizada a de cerca de 80 km, no Sudoeste de Florença, perto da vila medieval de Bolgheri, em Maremma. Os 900 hectares que se estende desde a costa do Tirreno para as colinas e ao longo dos vinhedos têm culturas como trigo, milho, girassol, oliva. Os vinhedos estão localizados a uma altitude entre 45 e 60 metros acima do nível do mar em solo rochoso e ligeiramente calcário.

 

A safra de 2006 em Bolgheri estava em equilíbrio e é iniciado na primeira semana de setembro, com os primeiros uvas merlot, na cabeça, chegou a maturação perfeita. A escassez de chuva (com a exceção de alguns dias na última quinzena de setembro, em que ocorreram eventos de tempestade), a ausência de estresse hídrico sobre os parafusos ea extrema sanitário das uvas, permitiu diluir a coleção em uma quantidade ideal de tempo para obter as melhores variedades de maturação colhidas progressivamente: Cabernet Franc, Syrah, Petit Verdot e, finalmente, (na última semana de setembro e no primeiro domingo de outubro), o cabernet sauvignon.
A safra de 2006 em Bolgheri foi muito equilibrada  e foi iniciada na primeira semana de setembro, com a colheita de merlot,  que alcançou maturação perfeita. A escassez de chuva (com a exceção de alguns dias na última quinzena de setembro, em que ocorreram algumas tempestades), a ausência de estresse hídrico e a extrema condição de sanidade das uvas, possibilitou uma quantidade ideal de tempo para obter as melhores condições de maturação e foram colhidas progressivamente: Cabernet Franc, Syrah, Petit Verdot e, finalmente, (na última semana de setembro e no primeiro domingo de outubro), Cabernet Sauvignon.

 

Degustação

Il Bruciato DOC Bolgheri 2006 – álcool 14,5%   Tenuta Guado Al Tasso  (R$ 108 atualmente safra 2012 – R$ 164) – Variedades: Cabernet Sauvignon (60%), Merlot (30%), Syrah e outras variedades tintas (10%) – tinto amadurecido por oito meses em barricas de carvalho e afinado em garrafa durante 6 meses. Vermelho-rubi intenso com reflexo granada. O nariz tem notas de frutas negras como figo, ameixa, tabaco sobre um fundo terroso. Isto é seguido por um toque de alcaçuz derivado do amadurecimento em madeira. No paladar, os taninos são macios e a textura é densa, a acidez chama atenção por “pedir comida” e há uma certa salinidade que lhe dá personalidade. Termina harmônico com média persistência. Um vinho interessante, uma boa opção na sua faixa de preço. Avaliação: 89/100 pts.

Degustado ao lado do Guado Al Tasso, o Il Bruciato não se intimidou e comprovou a fama de ser considerado um bom segundo vinho
Degustado ao lado do Guado Al Tasso, o Il Bruciato não se intimidou e comprovou a fama de ser considerado um bom segundo vinho.

(Visited 563 times, 563 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *