Sobre a Vinícola Valmarino

“Uma família de origem italiana e centenária, onde pela tradição e vocação Orval Salton e filhos criaram o Estabelecimento Vinícola Valmarino em 1997. O nome homenageia os antepassados oriundos de Cison de Valmarino, Treviso – Itália. Por ser uma empresa familiar, com produções limitadas, tem como meta principal a elaboração, com qualidade, de vinhos e espumantes diferenciados, que possibilitam prazer e satisfação a seus apreciadores. Utilizamos a tecnologia e os cuidados artesanais como ferramentas principais para revelar a qualidade das uvas e buscar o equilíbrio e a complexidade de nossos produtos. Cultivamos atualmente 16 ha de vinhedos aos quais são aplicadas técnicas necessárias para a obtenção de uvas sãs e de plena maturação”.

Tinto nacional blend de Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Tannat e Merlot. Na taça teve desempenho formidável, eis que às cegas derrotaria vinhos bem mais caros do Brasil, Argentina e Chile por exemplo. Invejável equilíbrio gustativo. Sem excessos de extração, álcool, acidez ou madeira. Pouco conhecido, de safra excelente, proporcionou uma experiência inolvidável !

Degustação –

Valmarino “Reserva da Família” 2008 – 13,5% – Variedades: Cabernet Sauvignon (30%), Cabernet Franc (30%), Tannat (30%) e Merlot (10%) – Região: Pinto Bandeira/Bento Gonçalves/RS – Preço: R$ 82 – vinho elaborado com uvas de vinhedo plantado em 1978 pela família de Orval Salton. O enólogo é Marco Antonio Salton. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso com discretíssimo halo granada em formação. Nos aromas é um tinto delicadamente herbáceo sobre um fundo mentolado com boa sustentação na taça. Após alguns minutos uma nota de especiarias passou a dominar o conjunto. No paladar, taninos presentes de ótima qualidade, álcool integrado, madeira (100% do mosto amadureceu durante 15 meses em barricas americanas e francesas) e fruta em harmonia, muito boa acidez e corpo pleno. O estilo está mais para um vinho clássico do que do Novo Mundo. Exemplar representativo de que se pode produzir bons vinhos no Brasil sem preços exagerados, eis que este tinto além de esbanjar tipicidade, é prazeroso, sem arestas e tem grande possibilidade de amadurecimento na garrafa. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 403 times, 403 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *