Sobre a Carménère

É voz corrente que cada país produtor de vinho deve ter uma identidade vitivinícola. A oportunidade do Chile se apresenta com a Carménère, variedade bordalesa que se extinguiu por completo na França em razão da praga denominada Filoxera. Antes disso, foi trazida ao Chile e amplamente cultivada, porém, descobriu-se que grande parte das plantações de Merlot eram realmente de Carménère e o Chile é um dos poucos países onde está variedade é produzida e por isso que se converteu na sua bandeira. Seus vinhos são mais escuros que os merlots e ao ser colhida no seu ponto de madurez (gosta do clima quente), apresenta aromas de café, chocolate e terra úmida. Na boca seus taninos são aveludados e doces. Colhida antes de seu ponto de maturação seus aromas são predominantemente herbáceos, com notas de pimentão verde e na boca costuma apresentar um ligeiro amargor que lhe confere personalidade.

Carménère

Ela é cultivada em outros países (França e Itália), mas quando se fala em vinho de Carménère a referência é o Chile. É no vale de Colchágua que há o maior cultivo e produção de vinhos dessa varietal. Os especialistas dizem que ela se deu bem na região por causa da geografia que cria barreiras naturais como o oceano Pacífico, o deserto de Atacama e a Cordilheira dos Andes que protegem a região de pragas como a Filoxera e além disso o solo vulcânico e seco contribui para a composição de um terroir adequado à Carménère”.

Suas principais regiões de cultivo no Chile são: Vales de Cachapoal, Colchagua, Maule e Rapel.

 

20140822_210120

 

Veo Grande Carménère 2012 – Vale de Colchágua – preço médio R$ 37 – importador: Obra Prima – Empório Mercantil – tel. 011 3815 5393 – Surpreendente Carménère que às cegas se mostrou superior a vinhos bem mais caros, mostra toda tipicidade da variedade nos aromas de café torrado, terra úmida e frutas vermelhas, tudo isso repetido na boca macia, redonda, fresca, linear, frutada e de taninos de ótima textura. Termina longo e com muita harmonia, sem o amargor vegetal de alguns exemplares desta casta. Um vinho que safra após safra mantém sua qualidade inalterada, eis que há anos atrás foi campeão da degustação realizada na SBAV-SP denominada “Traga o seu vinho”, quando derrotou exemplares acima das três casas $$$. Boa relação preço-qualidade. Avaliação: 88/100 pts.

(Visited 1.251 times, 1.251 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *