Nosso consultor de cabeceira é o respeitadíssimo crítico e escritor britânico Hugh Johnson, que esclarece que os vinhos da comuna de Pomerol são famosos por “seu estilo cheio, rico, untuoso dominados pela Merlot. Entre os châteaux de primeira linha estão La Conseillante, Leglise Clinet, Levangile, Lafleur, Lafleur-Petrus, Pétrus, Lê Pin, Trotanoy, Vieux-Ch-Certan. No solo predomina somente argila, cascalho e areia. Não há calcário”. Pois bem. O vinho a seguir descrito ostenta no respectivo rótulo a classificação “Appelation Pomerol Contrôlée” e nada mais. Ei-lo: Fugue de Nénin 2009, segundo vinho do Chateau Nénin. Como atrás mencionado a Merlot participa majoritariamente na composição dos dois vinhos.

image007 (1)

A seguir algumas informações do Château Nénin, que produz o Fugue de Nénin (2009). Desde 1997 este Château está sob a direção da família Dellon, proprietária do Chateau Léoville-las-Cases, de Saint Julién, no Médoc. Desde então, por força de pesados investimentos, vem produzindo vinhos mais concentrados, ideais para serem guardados por longos períodos, o que corrobora a alegada recuperação de sua qualidade e prestígio. Para a safra 2009 Robert Parker deu 87/100 pts. para o Fugue de Nénin.

Um segundo vinho de excelente qualidade, produzido  pela mesma família do célebre Chateau Léoville Las Cases
Um segundo vinho de excelente qualidade, produzido pela mesma família do célebre Chateau Léoville Las Cases

Degustação

Fugue de Nénin AOC Pomerol 2009 – Álcool: 14% – Variedades: Merlot (81%) e Cabernet Franc (19%) – importador: www.castelstudio.com – preço: R$ 180 – Fugue de Nénin é um delicioso, requintado e elegante tinto bem ao estilo de Pomerol, com uma profusão de frutas como amora, ameixa e cereja. Sua coloração vermelho-rubi escura com alguma profundidade já é um convite para prová-lo. No nariz seus gostosos aromas revezam-se entre si, com acento inicial floral de violetas secundado por frutas negras. No paladar se destaca pela maciez e prontidão de seus taninos. Álcool na casa dos 14% sem incomodar. Acidez corretíssima. Oferece uma exuberante fruta doce num estilo em camadas, para ser consumido durante sua primeira década de vida. Obs: essa descrição tem como fundamento a avaliação de Robert Parker, que lhe deu 87/100 pts. Para este humilde escriba o vinho merece mais: Avaliação: 89/100 pts.+

 

Robert Parker
Robert Parker
Wine Advocate #199
Feb 2012
Robert M. Parker, Jr. 87 Drink: 2012 – 2022 $30-$55 (30)
(Visited 477 times, 477 visits today)

One thought on “O empolgante Fugue de Nénin AOC Pomerol 2009”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *