Em 1856, Don Matias Cousiño adquiriu um local grande e belo em Macul, uma área rural que estava fora de Santiago, no Vale do Maipo. Alguns anos depois, com a morte de Matias, Luis Cousiño, seu filho, assumiu a vinícola. Ele viajou para a França com sua esposa, Doña Isidora Goynochea, onde adquiriu variedades francesas originais: Cabernet Sauvignon e Merlot de Bordeaux e Sauvignon (Graves), Chardonnay e Pinot Noir da Borgonha. Em 1990, a sexta geração da família Cousiño, vê a oportunidade para desenvolver uma nova vinha em Buin, a 50 km de Santiago. Em 2006, a família Cousiño completou 150 anos e para comemorar lançou seu carro-chefe: o vinho Lota. Depois de seis gerações, a família ainda trabalha para reforçar as bases para os próximos 150 anos. Importador: Santar

 

 

Oz Clarke assinala que a Sauvignon Gris é uma uva de cor rosa, mutação clonal da Sauvignon Blanc. A uva é encontrada principalmente em Bordeaux e no Chile, onde foi levada junto com a Sauvignon Blanc. Utilizada para cortes, também é conhecida pelo nome Sauvignon Vert. Produz vinhos menos aromáticos e mais simples que os Sauvignon Blanc. Nos EUA é cultivada em Santa Barbara County por Fred Brander de Brander Winery.

 

Isidora é um branco fresco cheio de vivacidade. E o melhor: não custa caro!
Isidora é um branco fresco cheio de vivacidade. E o melhor: não custa caro!

Degustação

Cousiño-Macul Isidora Sauvignon Gris 2012 – Álcool: 13,5% – importador: Santar – a cor já é convidativa: palha límpido, brilhante e translúcido, adiantando tratar-se de um vinho de boa acidez. Paleta de aromas complexos com toques florais secundados por lima, limão siciliano sobre uma ponta vegetal. Boca muito mais fresca do que há de supor. O típico acento mineral dá vivacidade e alegria a este vinho untuoso, encorpado e persistente. Para quem não conhece a variedade, este exemplar, sem medo de errar, é excelente, eis que apresenta um surpreendente frescor, sem a rusticidade apresentada amiúde pelos representante da variedade. Suporta até cinco anos na garrafa a contar da safra. À conferir. Avaliação: 89/100 pts.

O Cousiño-Macul Don Luis é um dos Cabernets chilenos mais vendidos no Brasil
O Cousiño-Macul Don Luis é um dos Cabernets chilenos mais vendidos no Brasil
(Visited 1.261 times, 1.261 visits today)

One thought on “O surpreendente frescor do Cousiño-Macul Isidora Sauvignon Gris 2012”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *