Fiel creyente de que los humanos no estamos solos en el planeta, consideraba que la importancia de la energía transmitida por la luna y el mar afectaba a los cuerpos, incluso la consideró en los procesos de vendimia de Emiliana. Cercano y preocupado del bienestar de sus trabajadores, a los que consideraba parte de una familia a la que había que cuidar y respetar. José era un convencido de que el trato digno, justo y en condiciones armónicas era fundamental para desarrollar un proyecto exitoso.
José Guilisasti acreditava que os humanos estão sós no planeta, considerava que a importância da energia transmitida pela lua e pelo mar afetava os corpos, inclusive considerou esse fator em todas colheitas da Emiliana. Era um sujeito que estava próximo e preocupado com o bem-estar de seus trabalhadores, a quem considerava parte de uma família que tinha o dever de cuidar e respeitar. José estava convencido de que as condições de tratamento decentes, justas e harmoniosas era um fator essencial para o sucesso de seus projetos.

José Manuel Guilisasti Gana (Nascido em Santiago do Chile e falecido em 19 de novembro de 2014 na mesma cidade), foi engenheiro-agrônomo e empresário, gerente-geral da Vinícola Viñedos Emiliana por três anos.

Nascido como um dos sete filhos de Eduardo Guilisasti Tagle (um dos responsáveis pela grande expansão da Concha y Toro no mundo), de ascendência basca e de Isabel Gana Morandé, cresceu num ambiente conservador. Entre seus irmãos encontramos Rafael, que foi presidente da Confederação da Produção e do Comércio do Chile entre 2008 a 2010.

Estudou no Saint George’s College de Santiago e na Pontifícia Universidade Católica do Chile, também em Santiago, onde alcançou o título de engenheiro-agrônomo.

Sua experiência profissional começou aos vinte anos, quando ainda era estudante, momento em que ocupou um cargo na Agrícola Alto de Quitralman. Desde  1986, no entanto, participou no desenvolvimento da Vinícola Emiliana, empresa que passou a trabalhar e que integra a vinícola Concha y Toro, propriedade de sua família, com a missão de incorporar novas tendências. Neste empresa desempenhou o cargo de gerente agrícola e posteriormente, a gerência geral. Também teve uma ativa participação na Frutícola Viconto.

Em 1998 realizou uma das inovações mais importantes para a indústria vitivinícola chilena, convertendo 100% dos  hectares de vinhedos à agricultura orgânica e biodinâmica.

Entre seus primos destacam-se Octavio Errázuriz, embaixador nos EUA entre 1989 a 1990 e Josefa Errázuriz, prefeita da comuna de Providência, em Santiago do Chile.

Faleceu dia 19 de novembro de 2014 aos 57 anos de idade.

Os vinhos Emiliana são importados no Brasil por La Pastina.

Fonte: wikipedia e diversos periódicos chilenos.

Degustação de vinhos na vinícola Emiliana
Degustação de vinhos na vinícola Emiliana
(Visited 242 times, 242 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *