Dezzani é uma empresa nascida da paixão pelo vinho de um grupo familiar que se desenvolveu ao longo dos anos tornando-se uma produção que ultrapassou os limites territoriais originais no Piemonte. Essa paixão pela sua terra e pelo vinho que, em 1934, o avô Luigi Dezzani fundou a adega histórica, no momento em que se dedica à produção e comercialização de uvas locais.

O entusiasmo entregue ao seu filho Rômulo é a chave do sucesso ao longo dos anos 70′-80 ‘, quando mais estruturada, a Dezzani atravessa as fronteiras do Piemonte tornando-se conhecido em todo o território italiano, tornando-se um ponto de referência do piemontês típico.

A terceira geração é representada pelos filhos: Franca, Luigi e Giovanni que, perseguindo a filosofia de seu pai Romulus, espalharam a marca Dezzani nos mercados internacionais. A rota do vinho que eles escolheram se reflete na produção de produtos de qualidade, reconhecidos pelos clientes em todo o mundo.

Hoje a continuidade deste processo de tomada histórica na produção de vinho é garantido pela família Rocca (cinco gerações no vinho) e Villa Rivalta (dez mil acres e centenas de famílias reunidas numa cooperativa), que, em conjunto, desenvolvem sinergias importantes para o controle da cadeia de abastecimento, tecnologia moderna e o amor de vinho que vive há séculos.

 

 

 

Um vinho gastronômico, que acompanhou uma pizza de quatro queijos. A Cortese é a variedade branca mais utilizada para produção de vinhos na região de Gavi, Nordeste da Itália. É muito utilizada em vinhos brancos DOC e DOCG do Piemonte e da Lombardia.

 

Degustação

Dezzani Miliasso Cortese DOC 2011 – Álcool: 11,5% – Região: Piemonte/Cocconato – Preço: de R$ 54,25 por R$ 27,13 – importador: www.calixvinhos.com.br –  palha delicado com tom verdeal. Uma profusão de fruta de polpa branca com maçã, pêra, uma ponta cítrica sobre o típico e gostoso amendoado da variedade ao fundo. Na boca surpreende por sua maciez, densidade, viscosidade, leveza e mineralidade. Com apenas 11,5% de álcool revelou uma estrutura suficiente para enfrentar sem se intimidar uma apetitosa pizza “4 Formaggi”. Avaliação: 88-89/100 pts.

(Visited 466 times, 466 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *