Enólogos e produtores das 13 vinícolas integrantes da Associação Viñas de Colchágua  desembarcaram em São Paulo no dia 14 de outubro para apresentar suas propostas enológicas na ‘Avant-Première Viñas de Colchágua’. Um produtor que se destacou para este escriba foi a Viña Santa Cruz, que apresentou um Petit Verdot que recebeu inúmeros elogios na Masterclass, além dos vinhos abaixo descritos, todos aprovados.

Sobre a Viña Santa Cruz

A Viña Santa Cruz possui alguns detalhes que fazem dela uma das melhores vinícolas para visitar o país. As instalações são confortáveis e bem-cuidadas; os funcionários estão sempre impecavelmente vestidos, são bem treinados e bem solícitos. A loja é repleta de acessórios com a marca da vinícola, que também é proprietária do Hotel Santa Cruz Plaza. Existem várias opções de tours, que são muito organizados e começam rigorosamente no horário. A visita, bem-conduzida, termina com a degustação de três vinhos na sala de barricas. A produção pequena se dedica exclusivamente aos tintos. Os vinhos são “fortes”, portanto, merecem ser guardados por alguns anos. O ícone Tupu, contudo, é menos selvagem, por se tratar de um assemblage (Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e Malbec). Esta aí uma boa lembrança para levar para casa. Fonte: Guia de Vinícolas Chile – Flávio Faria – edição julho/2012.

2014-10-14 17.22.16

Linha Chaman Gran Reserva
Linha Chaman Reserva e  Gran Reserva

Chamán de Viña Santa Cruz Reserva Carménère/Cabernet Sauvignon 2012 – com passagem por barrica de carvalho francês por apenas doze meses, é um tinto que procura privilegiar os aromas e sabores frutados. Fresco e balanceado, é um tinto prazeroso e muito fácil de beber.

Chamán Viña Santa Cruz Gran Reserva Merlot 2012 – a Viña Santa Cruz não abandonou essa variedade tão especial. Ao contrário. Seu Merlot tem personalidade marcante, sem perder de vista os principais atributos da variedade: aromas complexos, taninos suaves, macios e muita fruta. Enfim, prová-lo foi uma agradável surpresa.

Chamán Viña Santa Cruz Gran Reserva Malbec 2012 – vermelho-rubi com reflexo violáceo, exibiu aromas florais (violetas) e frutas negras (ameixa) confirmando sua tipicidade. Na boca taninos doces, uma ponta de álcool, fruta e madeira (doze meses de guarda em barrica) em integração e final com alguma austeridade.

Chamán Viña Santa Cruz Gran Reserva Cabernet Sauvignon 2012 – vermelho-rubi profundo com reflexo violáceo. Aromas complexos com frutas vermelhas e negras revezando-se entre si, tons balsâmicos e ervas finas. Na boca concilia potência, frescor e maciez com maestria. Ótima concentração de fruta. Álcool, acidez, taninos não brigam entre si, ao contrário, formam um conjunto harmônico, bem ao estilo dos Cabernets chilenos. Termina suculento, redondo e prazeroso. 

O vinho top da Viña Santa Cruz: Tupu
O vinho top da Viña Santa Cruz: Tupu

 

Samta Cruz Tupu 2010 – Álcool: 14% – Variedades: Carménère, Syrah, Cabernet Sauvignon e MalbecRegião: Lolol/Colchágua – retinto na cor, frutado e especiado nos aromas, na boca exibiu taninos volumosos, “mastigáveis”, álcool integrado,  acidez dando suporte ao conjunto que se impõe pela potência, característica importante dos tintos de Colchágua. Confirmou a fruta sinalizada no nariz e seu perfil é de um autêntico vinho de longa guarda, eis que amadureceu 16 meses em barricas novas de carvalho francês.

 

Santa Cruz Reserva Especial Petit Verdot 2010 – álcool: 14,5% – Variedades: Petit Verdot (90%) e Cabernet Sauvignon (10%) – região: Colchágua/Lolol – o único Petit Verdot da degustação se destacou e arrancou elogios de alguns degustadores experientes. Produzido com uvas cultivadas em Lolol, um dos setores mais frescos de Colchágua, exibiu a cor típica da variedade, profunda quase retinta. Aromas tostados e vegetais. Muito melhor na boca, quando revelou sólida estrutura de taninos bem macios e álcool generoso. Instigante, acídulo e com fruta e madeira lado a lado, empolgou por sua estrutura bem resolvida, equilibrada e forte. Um vinho concentrado, com longa vida na garrafa pela frente. Final longo, persistente, sem amargor.

2014-10-14 13.56.15

 

Conclusão –

Colchágua é o maior vale da subdenominação que compõem a região de Rapel. A maioria das vinícolas estão concentradas no centro do vale. Hectares plantados: 25.887. Principais variedades tintas: Cabernet Sauvignon, Carménère, Malbec, Merlot e Syrah. Muitas das vinhas se encontram no interior do Vale, onde o clima quente é adequado paras as principais variedades tintas. Entretanto, agora, muitas vinhas procuram climas mais frescos, subindo os cerros e se estendendo à oeste em direção ao mar. A Viña Santa Cruz se insere nesse contexto. Preparada para o enoturismo, com visitação aberta ao público, a qualidade de seus vinhos torna “obrigatória” a visita, eis que da simples consulta do portal o leitor perceberá que a vinícola reserva para o visitante inúmeras atrações o que a coloca em situação de vantagem em relação à concorrência. E, o principal: seus vinhos realmente são interessantes, bem elaborados e de grande tipicidade. A vinícola Santa Cruz procura importador para seus vinhos no Brasil. Contato: Emilio Cardoen Délano – Gerente Comercial Viña Santa Cruz.

(Visited 435 times, 435 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *