Os descendentes de José Maria da Fonseca, que se instalou na Península de Setúbal em 1834, ainda são donos e administradores dessa empresa histórica. Os irmãos Antônio e Domingos são presidente e enólogo, respectivamente e cuidam de 650 hectares de vinhedos.

 

JMF

A reputação da empresa foi conquistada na esteira do Periquita, lançado em 1850 e até hoje um dos tintos mais vendidos em Portugal. Depois da II Guerra Mundial, a JMF acompanhou a Sogrape no ramos dos rosés criando sua alternativa ao Mateus, o Lancers, um vinho que cresceu tão rápido, que a companhia dividiu-se em duas partes, voltando a se reunir em 1996. Possui uma das vinícolas  mais avançadas do país e produz uma gama sempre renovada de vinhos, incluindo tintos inovadores que combinam cepas locais e internacionais. A JMF é a maior produtora de fortificados da Península de Setúbal, possuindo estoques desse vinho maravilhosamente concentrado desde 1884.  Fonte – Coleção Vinhos do Mundo volume 10 – Portugal

Éimpressionante como alguns produtores portugueses conseguem elaborar vinhos bem ao gosto dos brasileiros. Este Periquita Reserva é um exemplo clássico.
É impressionante como alguns produtores portugueses conseguem elaborar vinhos bem ao gosto dos brasileiros. Este Periquita Reserva é um exemplo clássico. Garrafa gentilmente cedida pelo Confrade, Dr. Ricardo Mello, médico otorrinolaringologista em SP.

 

Degustação –

Periquita Reserva Vinho Regional da Península de Setúbal 2010 – álcool: 13% –  Variedades: Castelão (38%), Touriga Nacional (34%) e Touriga Francesa (28%) – Região: Setúbal/Algeruz – preço médio – R$ 60 (Duty Free – US$ 17) – vermelho-rubi intenso com reflexo violáceo nas bordas. Nariz francamente apetecível com frutas vermelhas e negras em profusão, notas florais (violetas), tudo sem interferência da madeira (oito meses de permanência em barricas de carvalho francês) que está no lugar certo, qual seja, o de coadjuvante. No paladar subimos mais um degrau. Taninos firmes, texturados e assertivos, acidez gastronômica, acidez “ajustada” promovendo uma agradável sensação de boca fresca, álcool integrado, ótima concentração de fruta (doce) sem interferência do carvalho. Ligeiro acento mineral, corpo médio/pleno, final franco, sem arestas. Detentor de relação preço-qualidade. Avaliação: 89/100 pts.

(Visited 1.079 times, 1.079 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *