Chile

Wines of Chile anuncia os 15 melhores vinhos do 12º Annual Wines of Chile Awards

 

Brasil foi escolhido para receber edição histórica do AWoCA, realizado pela primeira vez fora do Chile

 

Em uma cerimônia de gala realizada em São Paulo no dia 2 de dezembro foram revelados os melhores vinhos do Chile no 12º Annual Wines of Chile Awards (AWoCA), considerada uma edição histórica, já que aconteceu pela primeira vez fora do Chile. O Brasil foi o escolhido para sediar o principal concurso de vinhos do Chile e a escolha dos 15 vinhos melhores rótulos chilenos ficou a cargo de corpo de juízes exclusivamente composto por sommeliers e especialistas brasileiros.

 

A honra máxima do AWoCA foi para a Viña Casas del Bosque, com o vinho Syrah Gran Reserva 2012, premiado na categoria Best in the Show, que elege o melhor vinho do concurso.

 

O mesmo vinho também levou o prêmio na categoria Syrah. Nas categorias Premium White e Premium Red os ganhadores foram, respectivamente, os vinhos Amelia Chardonnay 2013 (Concha y Toro) e Armida 2009 (De Martino).

 

Os brancos premiados no concurso foram os rótulos Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014 (Viña Santa Carolina/categoria Sauvignon Blanc), Tarapacá Gran Reserva Chardonnay 2013 (Viña Tarapacá/categoria Chardonnay) e Single Vineyard Neblina Riesling 2011 (Leyda/categoria Other Whites).

 

Nas categorias destinadas aos vinhos tintos a Viña Falernia foi premiada em duas delas: na de melhor Pinot Noir, com o Pinot Noir Reserva 2013, e na de melhor Carménère, com o Carménère Reserva 2013 Pedriscal Vineyard. A categoria Cabernet Sauvignon foi conquistada pela Viña Casa Silva com o rótulo Gran Terroir de los Andes – Los Lingues 2012 e a categoria Other Reds foi para o tinto Tama Vineyard Selection Carignan 2013 (Viña Anakena).

 

O melhor Rosé do concurso foi o Gallardía del Itata Cinsault 2014, da Viña De Martino, o melhor Late Harvest foi para a vinícola Erasmo, com o Torontel Late Harvest 2009, e na categoria Blends o escolhido foi o vinho 5 Cepas 2013, daCasa Silva. O Espumante vencedor foi o Brut Nature, da Viña Morandé.

Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile; Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil; Ana Paula Padrão, mestre de cerimônias do evento; Mario Pablo Silva, vice-presidente da Vinos de Chile; e Alvaro Arriagada, encarregado do mercado Brasil na Wines of Chile - crédito da foto: Norio Ito
Claudio Cilveti, managing director da Wines of Chile; Oscar Paez, diretor do ProChile Brasil; Ana Paula Padrão, mestre de cerimônias do evento; Mario Pablo Silva, vice-presidente da Vinos de Chile; e Alvaro Arriagada, encarregado do mercado Brasil na Wines of Chile – crédito da foto: Norio Ito

Os números do 12º AWoCA –

Este ano foram inscritos 639 vinhos de 92 vinícolas, um recorde de inscrições de amostras. Desembarcaram em São Paulo 2.652 garrafas, o que representa quase 2 mil litros de vinho. “O processo para entrada de vinhos no Brasil envolve uma série de etapas alfandegárias e o empenho das vinícolas em participar demonstra a importância do mercado brasileiro para a indústria de vinhos do Chile”, resume Claudio Cilvetimanaging director da Wines of Chile. 

Também impactante foi o número de medalhas conquistas pelos vinhos na 12ª edição do evento88 vinhos conquistaram ouro272 ficaram com medalhas de prata; e 203 levaram bronze, o que significa que 88% dos participantes conquistaram alguma distinção.

 

Aguardado pelas vinícolas e pelos produtores, o resultado do AWoCA tem grande influência no mercado, já que funciona como um “guia” para o trade – cadeia que envolve importadores, bares, restaurantes, lojas de vinhos, empórios, supermercados e hotéis – e para os consumidores, pois indica o que de melhor tem sido produzido no Chile.

 

De acordo com Claudio Cilvetimanaging director da WOC, foi uma decisão estratégica para a Wines of Chile realizar no Brasil o primeiro AWoCA fora do Chile. “O mercado brasileiro é um dos mais importantes para nossa indústria e a cada ano temos aumentado o investimento em ações aqui. Representamos quase metade do mercado de vinhos importados no Brasil, que ocupa a 5ª posição no ranking de nossas exportações.” O Chile lidera o mercado com 39,8% e é o primeiro no ranking desde 2002.

 

Para Oscar Paez, do ProChile Brasil, a escolha é um marco também para nosso país: “a escolha do Brasil para a primeira edição do AWoCA ‘internacional’ reforça o posicionamento do Chile em priorizar cada vez mais o mercado brasileiro. Nossas relações comerciais vêm se consolidando ano a ano e nossa meta é seguir aumentando a presença no setor de vinhos importados no Brasil”.

 

“Nossa diversidade de vinhos fica mais evidente a cada ano. O território chileno é riquíssimo, indo do mar até o gelo e passando pelo deserto. Essa variedade terroirs resulta em vinhos com expressão tão marcante como os que são apresentados no AWoCA, que representa um verdadeiro painel da evolução e da alta qualidade dos nossos vinhos”, celebra Claudio.

 

Os melhores vinhos do Chile em 2014 foram escolhidos por jurados brasileiros. “A escolha dos jurados considerou principalmente a representatividade de cada um em diversos segmentos do mercado. Por isso, além de sommeliers premiados e responsáveis pelas cartas de vinho de restaurantes renomados, participam formadores de opinião das duas principais associações do Brasil, representantes da mídia especializada impressa e digital, além de um grande nome do varejo brasileiro”, completa Cilveti.

Chile3

Crédito da imagem – Norio Ito

Os vencedores do 12º AWoCA são:

Best in the Show

Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque – importadora Obra Prima

 

Premium Red

Armida 2009/De Martino – importadora Decanter

 

Premium White

Amelia Chardonnay 2013/Concha y Toro – VCT Brasil

 

Other Reds

Tama Vineyard Selection Carignan 2013/Viña Anakena – Winebrands

 

Other Whites

Single Vineyard Neblina Riesling 2011/Leyda – Grand Cru

 

Blends

5 Cepas 2013/Casa Silva – Vinhos do Mundo

 

Rosé

Gallardía del Itata Cinsault 2014/De Martino – importadora Decanter

 

Sparkling Wine

Brut Nature/Viña Morandé – Grand Cru

 

Late Harvest

Erasmo Late Harvest Torontel 2009/Erasmo – Franco-Suíssa

 

Cabernet Sauvignon

Gran Terroir de los Andes – Los Lingues Cabernet Sauvignon 2012/Casa Silva – Vinhos do Mundo

 

Carménère

Carménère Reserva 2013 Pedriscal Vineyard/Falernia – Premium/BH

 

Pinot Noir

Pinot Noir Reserva 2013/Falernia – Premium/BH

 

Syrah

Syrah Gran Reserva 2012/Viña Casas del Bosque – importadora Grand Cru

 

Chardonnay

Tarapacá Gran Reserva Chardonnay/Viña Tarapacá – Épice

 

Sauvignon Blanc

Specialties Sauvignon Blanc Ocean Side 2014/Santa Carolina – Casa Flora

 

 

A lista com os ganhadores das Medalhas de Ouro e de Prata pode ser conferida no site da CH2A Comunicação:http://www.ch2a.com.br/site/SecaoNoticias/lista.php

 

Também é possível ver o vídeo dos dias de degustações do 12º AWoCA: https://www.youtube.com/watch?v=JijZxEDtXkQ

 

Wines of Chile 

A Wines of Chile é a associação responsável por divulgar os vinhos chilenos no mercado mundial. Representa cerca de 90 vinícolas e, além de sua sede em Santiago, tem escritórios em Londres e Nova York, representantes no Brasil, Canadá e Ásia. Trabalha em parceria com a ProChile (Direção de Promoção de Exportações, instituição do Ministério de Relações Exteriores do Chile) para desenvolver e oferecer programas promocionais e educacionais na Ásia, América (Norte e Sul) e Europa. 

Chile

(Visited 992 times, 992 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *