A linha de espumantes Alma 4 nasceu em 1999 como um projeto de elaboração de efervescentes de alta qualidade pelo método tradicional em pequenas quantidades liderado por quatro jovens mendocinos (três agrônomos e uma arquiteta): Mauricio Castro, Agustín López, Marcela Manini e Sebastián Zuccardi, que pouco tempo antes haviam regressado do Liceo Agrícola y Ecológico Domingo F. Sarmiento, pertencente à Universidad Nacional de Cuyo. Os empreendedores começaram com a elaboração de 200 garrafas de um corte Pinot Noir e Chardonnay, 50 garrafas de Chardonnay fermentado em barricas de carvalho e 50 garrafas de Bonarda, espumante tinto de que não se conhecia antecedente de elaboração na Argentina. Com o correr dos anos – às já mencionadas variedades- se incorporaram dois outros espumantes: um Viognier e um espumante rosado, 100% Pinot Noir. Cada ano a produção de Alma 4 tem crescido em ritmo constante, mantendo, todavia, um conceito de “partidas limitadas”. Hoje se encontra presente nos principais restaurantes da Argentina, reconhecida pelos mais destacados Sommeliers como uma marca de espumantes de vanguarda, que combina alta qualidade e inovação.

O Alma 4 é um espumante moderno, elaborado por Sebastian Zuccardi. Tem qualidade de sobra para enfrentar os bons espumantes brasileiros.
O Alma 4 é um espumante moderno, de apresentação limpa, elaborado por quatro jovens de Mendoza no qual Sebastian Zuccardi  se destaca. Gostoso e cheio de vivacidade, tem qualidade de sobra para enfrentar os bons espumantes brasileiros!

Degustação

Alma 4 Pinot Chardonnay 2006 – Álcool: 13% – Região: Mendoza (vinhedos próximos do Rio Mendoza, mais precisamente em Agrelo e Perdriel. Posteriormente, foram acrescentados vinhedos de Tupungato e Tunuyán) – indisponível no Brasil (essa garrafa foi comprada na vinícola) – Palha claro sem denunciar o peso de quase nove anos. Apresentou formação de coroa de espuma. Aromas típicos de leveduras, algum cítrico e pão torrado. No paladar ataque fresco, acidez vibrante e perlage persistente. Final de boca cremoso, equilibrado, complexo, de excelente tipicidade. Avaliação: 90/100 pts.+

(Visited 1.304 times, 1.304 visits today)

2 thoughts on “Espumante argentino Alma 4 Pinot Noir-Chardonnay método tradicional 2006”

  1. Olá Boa tarde!
    Estou querendo adquirir esse vinho frizante Alma 4 bonarda, mas ñ encontro p comprar, vcs podem me orientar por favor!
    Grata pela atenção!
    Haydi

    1. Haydi

      A garrafa foi trazida da Argentina (consta essa informação), mas pelo que sei nenhum importador brasileiro se interessou, até
      o momento, a importar os espumantes (todos de ótima qualidade) produzidos por Sebastian Zuccardi.

      Att

      Jeriel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *