Em 1901 o primeiro vinho tinto engarrafado no Alentejo foi uma iniciativa de Thomas J. Reynolds.  Julian Reynolds comprou a Herdade da Figueira de Cima em 1980. Hoje, quem está no comando da vinícola é a sétima geração, representada pelo jovem Carlos Reynolds de 28 anos de idade. Glória Reynolds, que comandou a herdade até sua morte, faleceu, aos 98 anos, em 2011. De acordo com o Enólogo Nelson Martins, a família foi a introdutora da Alicante Bouschet no Alentejo, casta base de seus melhores vinhos. A propriedade tem área total de 200 hectares com criações de ovinos, suínos (porco preto) e bovinos (gado alentejano). Possui 40 hectares de vinhedos. Também produz azeites de elevada qualidade, da marca “Figueira de Cima”. Variedades cultivadas – brancas: Arinto e um talhão de 1 hectare de Antão Vaz na propriedade denominada Figueira de Cima. Tintas: Alicante Bouschet, Aragonês, Trincadeira, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Alfrocheiro. Os vinhos todos anos são diferentes dentro da mesma ideia, dentro do mesmo perfil. As uvas são fermentadas em balseiros de carvalho francês “Seguin Moureau”. São vinhos nos quais a tostadura da madeira não se sobrepõe à fruta; as barricas são usadas para dois, três vinhos. Na propriedade também são cultivadas oliveiras que produz um ótimo azeite da variedade Galega (100%). Há Azinheiras (que produz a bolota que serve de alimento para o porco preto/pata negra) e Sobreiros (rolha). O clima na região é muito árido, seco, duro. No Alto Alentejo essa situação já não se verifica, porque o clima é mais suave. Os rótulos dos vinhos da Família Reynolds são autenticamente alentejanos: a faixa azul representa o rodapé das casas, o rótulo branco o cal das casas caiadas para amenizar o calor e as cores azul e vermelha das cápsulas, são as cores da região. A “coroa” é a mesma utilizada para ferrar animais. No Brasil, os vinhos são importados e distribuídos por www.wine.com.br

Informa o rótulo que: “Este vinho foi produzido pela vinícola Reynolds, a partir de uvas selecionadas nas vinhas da serra Norte Alentejana “São Mamede” a uma altitude de 700 metros sobre o nível do mar.
Informa o rótulo que: “Este vinho foi produzido pela vinícola Reynolds, a partir de uvas selecionadas nas vinhas da serra Norte Alentejana “São Mamede” a uma altitude de 700 metros sobre o nível do mar.

Degustação

Vinhas da Serra 700 metros Vinho Regional Alentejano 2012 – Álcool: 13,5% – Variedades: Aragonez (Tempranillo no Alentejo) 80% e Trincadeira (20%) – importador: www.wine.com.br – preço: R$ 42 (R$ 25 para sócios Club Wine) – vinho amadurecido durante um ano e meio em balseiros de carvalho francês, mais 3 meses em garrafa. Análise organoléptica: vermelho-rubi com reflexo violáceo intenso. Aromas de média intensidade com notas florais (violetas) sobre frutas negras maduras (ameixas) e especiarias (cravo) que se misturam neste exemplar, que fermenta em balseiros de carvalho francês, o que lhe confere alguma complexidade. Na boca, apresenta boa estrutura, taninos presentes de boa qualidade, discretíssima sobra de álcool e a típica “pegada alentejana” que lhe confere inegável personalidade. Na sua faixa de preço é um tinto imbatível, eis que tem mais virtudes do que defeitos. Comparado ao 400 metros tem mais maciez, balanço e elegância. Escolha certa! Avaliação: 87-88/100 pts. 

(Visited 920 times, 920 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *