A Cono Sur é uma vinícola criada em 1993 com o objetivo de produzir vinhos premium, expressivos e inovadores que transmitem o espírito do Novo Mundo. Seu nome se refere à origem geográfica, vinhos do Cone Sul da América, cujo extremo ocidental são o Chile e seus privilegiados vales vitivinícolas. O logotipo sugere a silhueta da América do Sul e o lema “sem árvores genealógicas, sem garrafas empoeiradas, apenas vinho de qualidade” é o que inspira a qualidade, inovação, estilo e criatividade. Além destes pilares, a vinha é caracterizada por um trabalho sempre ligado ao empenho e respeito ao meio ambiente, sendo uma das principais bodegas em questões de sustentabilidade. Sua sede está localizada em Chimbarongo, no Vale de Colchágua. A linha Bicicleta, inspirada no espírito jovem e inovador da vinícola e que expressa, em cada rótulo, a preocupação com o manejo sustentável dos vinhedos – parte de sua filosofia. O nome é uma homenagem aos colaboradores da vinícola, que todos os dias pedalam até os vinhedos para dar vida aos rótulos Cono Sur. No início, contou com assessoria de Jacques Prieur (Borgonha) na elaboração de vinhos de Pinot Noir e depois Chardonnay. Jacques até hoje elabora o Pinot Noir Ocio em parceria com Adolfo Hurtado. Atualmente a vinícola explora diferentes tipos de solos nas diversas regiões que possui vinhedos. P. ex.: solos de barro vermelho e areia branca é o tipo do solo existente na parte mais fria do solo de Casablanca. Cerca de 20% de toda produção é orgânica e está devidamente certificada. O manejo dos vinhedos é integrado; nada é feito preventivamente como na agricultura tradicional. Somente se for necessário. Corredores biológicos com o objetivo de atrair insetos para o interior dos vinhedos  e exterminá-los através do cultivo de seus inimigos naturais bem como as bactérias que atacam as uvas, poupando a utilização de defensivos agrícolas. A lombricultura (criação de minhocas) que fornece o humus que é um fertilizante natural. Ou seja apenas métodos naturais são utilizados e isso tudo repercute positivamente na qualidade dos vinhos, que sempre se destacam em concursos realizados no Chile e no Exterior. Produz atualmente 5 milhões de garrafas-ano e também se destaca no cultivo das variedades brancas Gewürztraminer, Viognier, Riesling e principalmente Sauvignon Blanc e Chardonnay. Embora integrante do conglomerado Concha y Toro, é uma empresa totalmente independente em produção.

2015-02-22 13.59.41

Degustação

Cono Sur Sparkling Brut Rosé – Álcool: 12,5% – Variedade: Pinot Noir – Região: Bio Bio – espumante elaborado pelo método Charmat que não é importado para o Brasil. Elaborado com uvas de Bío Bío, é composto somente de Pinot Noir. Análise organoléptica: na flûte, um espumante de cor rosada, aberto nos aromas frutados (muito morango e cereja), equilibrado no paladar com toques de frutas vermelhas, bom frescor e ausência de amargor, mas com ligeira rusticidade ao final. Um espumante correto, de boa tipicidade. Avaliação: 87-88/100 pts.

Em pouco tempo, o Chile, que tem excelentes uvas das variedades Chardonnay e Pinot Noir apropriadas para elaboração de espumantes, estará produzindo efervescentes de alta qualidade. O produtores brasileiros que se cuidem, porque os chilenos são muito sérios e determinados, conseguem fazer vinhos de qualidade reconhecida internacionalmente por preços acessíveis...enquanto que aqui no Brasil, muita gente faz produtos de boa qualidade mas por preços exagerados....mas há exceções...
Em pouco tempo, o Chile, que tem excelentes uvas das variedades Chardonnay e Pinot Noir apropriadas para elaboração de espumantes, estará produzindo efervescentes de alta qualidade. O produtores brasileiros que se cuidem, porque os chilenos são muito sérios e determinados, conseguem fazer vinhos de qualidade reconhecida internacionalmente por preços acessíveis…enquanto que aqui no Brasil, muita gente faz produtos de boa qualidade mas por preços exagerados….mas há exceções…

 

(Visited 383 times, 383 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *