Costers del Segre

Esta região situa-se na zona meridional de Lérida (Lleida) e prolonga-se pela fronteira municipal de Tarragona. A temperatura oscila entre – 5°C a 35°C e os vinhedos estão situados entre 250 e 700 metros de altitude. Nesta D.O. diferenciam-se várias sub-regiões: Raimat situada no oeste de Lérida, tem mais de 1,5 mil hectares de vinhedos e produz bons vinhos brancos, tintos equilibrados e espumantes de grande personalidade: Artesa de Segre, ao Noroeste de Lérida, elabora vinhos brancos, tintos e rosados. As sub-regiões de Vall de Ríu Corb e Les Garrigues, situadas no Sudeste da província de Lérida, produzem vinhos brancos e tintos de alto teor alcoólico. Outras subzonas são as de Pallars Jussà, Segrià e Urgel.

Costers del Segre2

Os vinhos produzidos em Lérida (Lleida), uma das províncias da Catalunha,  foram, naturalmente caminhando para os brancos, devido à boa adaptação ao terroir local: Auzells, de Tomás Cusiné; Castell del Remei, que tem Macabeo (Viura) sob a marca Missenyora da Cooperativa Olivera; em Valbona de les Monges, uma vinícola e adega peculiar na qual trabalham pessoas portadoras de deficiência. Em cada vinho branco uma descoberta da variedade Macabeo que brilha nesta região, graças ao clima e uso criterioso do carvalho com fermentação do mosto em barricas em contato com as borras. Dos 63 vinhos provados (Guia Peñin), 13 daqueles com melhores pontuações foram brancos, até porque a Denominación de Origen não é um exemplo preciso de uniformidade climática. Neste sentido, a proposta de incluir a variedade Albariño do grupo Raimat não é tão absurda como faz crer o “Consejo Regulador”, eis que esse grupo vinícola segue sua estratégia global de oferecer um catálogo extenso de variedades, assim como a utilização de “screw-caps” nas garrafas. Também os tintos mostram forma magnífica, com avaliações positivas de alguns dos rótulos mais proeminentes – incluindo variedades estrangeiras e projetos modernos de rotulagem para torná-los produtos verdadeiramente brilhantes e comercializáveis.

Clima
Clima continental bastante seco em todas as sub-regiões, com temperaturas mínimas que passam abaixo de zero. Amiúde, no inverno, os verões têm temperatura máxima superior a 35°C em certas ocasiões e a precipitação é bastante baixa.

Solo

O solo é principalmente de natureza calcarea e granítica. A maioria dos vinhedos estão situados em solos cujo teor de matéria orgânica é pobre, calcário cinza-amarronzado, com uma elevada percentagem de calcário  e  pouca  argila.

Os vinhos

Os vinhos têm caráter mediterrânico, tanto os “single vineyard” como os de mistura de variedades autóctones e estrangeiras. Em geral, são quentes, com um nariz poderoso com caráter de fruta madura. Alguns podem desenvolver aromas balsâmicos e, no paladar, são caracterizados por serem suculentos e saborosos.

Fontes: FontesA Enciclopédia do Vinho – Luis Tomás Melgar Gil – Ediouro e Guia Peñin

Um Merlot guloso, marcado por notas de geleia, quente e macio no paladar
Um Merlot guloso, marcado por notas de geleia, quente e macio no paladar

Degustação

Cristiari 2010 DO Costers del Segre – Álcool: 14% – importador: Santa Cruz – tel. 2495 6510 – preço: R$ 184 – Variedade: Merlot – vermelho-rubi com com reflexo violáceo com halo granada em formação nas bordas. Nariz explosivo exibindo compota de frutas negras, geleia, ameixa em calda sobre uma nota tostada perfazendo um conjunto convidativo. Na boca sua entrada revelou um tinto quente, que flui gostosamente no paladar por força de sua copiosas notas de frutas vermelhas e negras, como convém a um bom Merlot. Taninos macios, acidez pulsante, madeira integrada, tudo perfazendo um conjunto imponente de tipicidade bem marcada. Termina longo, firme, sem qualquer aspereza ou amargor. Avaliação: 91/100 pts.+

(Visited 178 times, 178 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *