JOSÉ IVAN SANTOS, engenheiro de formação, especializou-se em vinhos na Wine & Spirit Education Trust (Londres). É autor de Vinhos, o essencial, publicado pela Editora Senac São Paulo (2004), em sua 7a edição. Gaúcho de Cruz Alta, fez sua carreira profissional em São Paulo, onde é conceituado palestrante, consultor técnico da ExpoVinis Brasil  Feira Internacional de Vinhos e colunista do jornal Vinho&Cia.
JOSÉ IVAN SANTOS, engenheiro de formação, especializou-se em vinhos na Wine & Spirit Education Trust (Londres). É autor de “Vinhos, o essencial”, publicado pela Editora Senac São Paulo (2004), em sua 7a edição. Gaúcho de Cruz Alta, fez sua carreira profissional em São Paulo, onde é conceituado palestrante, consultor técnico da ExpoVinis Brasil Feira Internacional de Vinhos e colunista do jornal Vinho&Cia.

Na mesma semana que perdemos o saudoso Prof. José Ivan Santos (SENAC – SP), ficamos sabendo que a Importadora Vinho Sul vai encerrar suas atividades em 31.03.2015 (a previsão anterior era para maio). É uma notícia triste porque a Vinho Sul tinha tudo para dar certo. Seu portfólio foi escolhido por profissionais do setor, sua equipe de vendas e administrativa tinha gente de alto nível. Vinhos do Velho Mundo de produtores reconhecidos, Champagnes, novidades do Novo Mundo além de Argentina e Chile (orgânicos com assinatura de Alvaro Espinoza): bons produtores da África do Sul e Uruguai também integravam o portfólio, enfim, vinhos que se destacaram nos inúmeros concursos de vinhos realizados no Brasil, vinhos nacionais de qualidade de um produtor radicado em Pernambuco, Cachaças, etc…

Fábio Gregório, Enólogo Eduardo Jordan e Flávio, da equipe de vendas da VinhoSul
Fábio Gregório, Enólogo Eduardo Jordan e Flávio, que já integraram a equipe de vendas da “extinta” Vinho Sul

O portfólio era tão bom que algumas marcas já estão em outros importadores. Este escriba conhece um pouco esse mercado. Não é fácil se estabelecer, construir e divulgar marcas, introduzir vinhos em lojas e restaurantes, tudo isso é uma conjunção de fatores a ser considerada. É um trabalho hercúleo. Há que ficar em permanente estado de vigilância com tudo. Mas a Vinho Sul sai de cena num momento difícil da nossa economia, sem débitos com ninguém o que é assaz importante num mercado no qual a ética é apenas um detalhe. Nos últimos meses a importadora estava liquidando seu estoque que foi absorvido principalmente pelas lojas virtuais de vinho. Este escriba comprou na Vinho Sul e o atendimento sempre foi gentil, preocupado e atencioso (esse dado revela que a importadora mesmo nos seus estertores respeitou o consumidor, entregando os vinhos em casa na data aprazada). Registro que os vinhos estavam “a preço de custo”!  Last but not least a Vinho Sul foi a primeira importadora a acreditar nos resultados da publicidade em blogs de vinhos. Não exitou em colocar um banner no maior espaço existente no blog, sendo, portanto, o nosso primeiro parceiro comercial e satisfeita com os resultados alcançados renovou a parceria no fim de 2013. Isso aconteceu num momento que um execrável fariseu de uma conhecida associação publicou artigo numa revista de uma companhia aérea atacando virulentamente e genericamente os blogueiros de vinhos do Brasil….Enfim, registramos nossa tristeza com o desaparecimento precoce dessa importadora de vinhos que sai de cena mas que certamente deixa uma lição para o mercado (como fez a Cave Jado das simpáticas Jeanne Bourguignon e Dorothée Souchaud), uma vez que vai encerrar suas atividades sem prejudicar terceiros. Au revoir Vinho Sul!

Logo Vinho Sul_375x374

(Visited 885 times, 885 visits today)

One thought on “Importadora Vinho Sul vai encerrar suas atividades em 31.03.2015”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *