“South Australia” é o Estado que domina a indústria do vinho australiano, porque é responsável por 40% do total da produção e conta com os vinhedos mais antigos do país. Algumas das cepas são até consideradas individualmente as mais velhas do mundo, no vale de Barossa e nas colinas de Adelaide. A distância e o isolamento lhes permitiram escapar da filoxera, praga que arrasou os vinhedos da Europa e da América do Norte, além de algumas regiões da Austrália. Além disso, conta com regiões de diferentes climas: temperado e relativamente quente no vale de Barossa, marítimo em Mc Laren Valley, meridional na península de Fleurieu, fresco nas colinas de Adelaide e muito quente na região de Riverland. Na Austrália do Sul, a maior parte das vinhas é propriedade de grandes cooperativas, como Gran Burge, por exemplo. Fonte – A Enciclopédia do Vinho – Luis Tomás Melgar Gil – Ediouro
A uva Syrah, ou Shiraz como grafada na Austrália, é uma das mais nobres castas tintas do planeta. Conta a lenda que foi trazida pelos cruzados, da Pérsia para a França. Melhor frutificou no Hermitage, logo ao sul de Lyon. Por suas qualidades e adaptabilidade a regiões mais quentes, difundiu-se no resto do mundo. Na Aus­trália é a tinta predominante. Faz vinhos profundos e amplos, complexos, de frutado cheio e textura aveludada. O ícone australiano é o famoso Grange, da Penfolds, obra do saudoso Max Schubert, com preço na casa dos 800 dólares a garrafa, no exterior. O grande salto dos vinhos australianos deu-se a partir da década de 1980. Em pouco tempo, de uma indústria quase irrelevante, voltada a vinhos doces licorosos, o país saltou para o 4º maior exportador mundial na virada do milênio. O mercado interno é poderoso, com o consumo per capita na ordem de 30 l/ano. A receita do milagre é simples: muito investimento na qualidade e um terroir propício. O excesso de madeira é página virada na Austrália.
O Lone Kangaroo é uma boa pedida para quem deseja conhecer um Shiraz australiano
O Lone Kangaroo é uma boa pedida para quem deseja conhecer um Shiraz australiano

Degustação –

Lone Kangaroo Shiraz  2011 – Álcool: 13,5% – Região: Southern Australia – importador: Obra Prima – Preço: R$ 45 –  menciona o contrarrótulo que: “Lone Kangaroo é uma linha de vinhos tradicionais, resultado da habilidade e renome mundial de produtores australianos, cujas castas clássicas prosperam nesse país. As uvas, cuidadosamente escolhidas, demonstram estas qualidades e características e garantem uma grata experiência ao saborear este maravilhoso vinho. Lone Kangoroo Shiraz apresenta um leve sabor de  frutas silvestres e temperos sutis, equilibrado, macio e extremamente agradável.” Escurão na cor, exibiu aromas de frutas negras e especiarias. Na boca o vinho se mostrou correto, equilibrado, com a suculência típica da Syrah. Nem o álcool incomodou. Seu desempenho foi surpreendente para a faixa de preço! Avaliação: 88/100 pts.

(Visited 690 times, 690 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *