Enólogo Carlos Pizzorno
Enólogo Carlos Pizzorno

A brotação chega muito cedo.

Graças a um mês de agosto com temperaturas marcadamente superiores ao normal, a brotação da vide se antecipou 15 dias com respeito aos registros históricos, observando-se em várias parcelas de nossos vinhedos a aparição de gemas brotadas a partir de 20 de agosto.

Esse adiantamento começou a delinear uma safra desafiante em vários aspectos, em particular ao que diz respeito às tarefas de início da estação, quando após a finalização da poda invernal se começaram a suceder tarefas de desbrotes, manejo dos solos, controle fitossanitário, etc.

De outra parte, esse adiantamento é sempre visto como esperança de um ciclo largo para a videira, pressagiando, se as condições climáticas permitirem no futuro, alcançar uma ótima madurez inclusive de nossas variedades mais tardias: Arinarnoa, Cabernet Sauvignon e Petit Verdot.

2015-04-16 10.35.57

Uma primavera generosa para a videira, intensa em trabalho para o viticultor e sua equipe.

Os meses de setembro a novembro, no transcurso dos quais a videira desenvolve quase a totalidade de seu crescimento vegetativo e define o potencial produtivo, se caracterizaram por continuar com temperaturas médias e precipitações superiores ao normal, tendo como resultado em nosso vinhedo um ciclo que continuou com a precocidade que se apresentou desde a brotação e um crescimento dos brotes da videira que permitiu alcançar antecipadamente um desenvolvimento vegetativo adequado para assegurar um alto potencial de madurez das uvas.

Um rápido crescimento vegetativo associado a importantes precipitações requereram de nossa parte e de nossa equipe de trabalho no vinhedo, um importante atenção à realização de todas as tarefas, muito focalizado a maximizar a qualidade de manejo das folhagens com tarefas intensas de condução dos brotes, desfolhes de bagas dirigidos a maximizar a iluminação e ventilação, etc.

Alvaro, Carlos e Jeriel
Alvaro, Carlos e Jeriel

O verão começa a preparar-nos para uma grande colheita.

Marcando o claro adiantamento da safra, nos primeiros dias do mês de dezembro os primeiros grãos de nossas variedades mais precoces Pinot Noir e Chardonnay, começaram a denunciar a chegada do verão (início do processo de madurez das uvas).

Este mês apresentou diferença em relação aos anteriores com precipitações abaixo do normal, muito boa radiação solar e temperaturas perfeitamente associadas ao histórico climático.

No que concerne aos vinhedos, as tarefas se dirigiram a finalizar as tarefas de desfolhes, condução dos brotes e desbaste dos cachos buscando otimizar a distribuição dos mesmos e seu equilíbrio com a folhagem do vinhedo.

Iniciado 2015, o mês de janeiro se comportou de forma muito similar ao de dezembro, com precipitações algo superiores, assegurando a continuação de um processo muito adequado de madurez e um nível hídrico no solo que no futuro assegurará o ótimo amadurecimento das uvas.

No fim de janeiro começamos com acolheita das variedades mais precoces destinadas à elaboração do Espumante Brut Nature: Pinot Noir e Chardonnay.

2015-04-16 10.38.36

Um mês de fevereiro  para recordar!

Ao tratar-se de uma safra muito precoce, a finalização do período de amadurecimento e colheita de importantes variedades como Sauvignon Blanc se deu na primeira semana, logo em seguida, Merlot, Malbec e inclusive Tannat destinado à maceração carbônica, transcorreu normalmente durante o mês de fevereiro.

As condições climáticas excepcionais da totalidade deste mês, as quais poderiam ser catalogadas como mediterrâneas, com ausência quase total de precipitações, permitiram alcançar a madurez total das uvas com uma apropriada associação entre a madurez tecnológica (açúcares, ácidos), polifenólica (taninos, antocianos) e aromática.

Espumantes Pizzorno Brut Nature e Rosé
Espumantes Pizzorno Brut Nature e Rosé

Março, a finalização de uma grande safra.

No transcurso deste mês, que continuou mostrando um clima muito favorável ao amadurecimento, se realizou durante os primeiros 10 dias, a colheita de todo o resto de Tannat, em particular aquelas destinadas aos nossos vinhos Reserva e Ícone. As uvas desta variedade mostraram um nível de amadurecimento fenólico histórico, em particular o nível de qualidade das sementes.

Após a colheita da Tannat sucedeu-se a Cabernet Sauvignon com níveis comparáveis à variedade anterior, com uvas muito maduras, concentradas e frutadas.

Nossa vendimia encerrou em 24 de março com a colheita da variedade Arinarnoa em níveis de madurez poucas vezes obtido para esta variedade particularmente tardia.

Uma safra para recordar e desfrutar!!

Salutte!

Carlos Pizzorno

2015-04-16 12.08.22

(Visited 191 times, 191 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *