Costers del Segre

Luis Tomás Melgar Gil, na sua Enciclopédia do Vinho afirma sobre Costers del Segre que: esta região situa-se na zona meridional de Lérida (Lleida) e prolonga-se pela fronteira municipal de Tarragona. A temperatura oscila entre – 5°C a 35°C e os vinhedos estão situados entre 250 e 700 metros de altitude. Nesta D.O., diferenciam-se várias sub-regiões: Raimat situada no oeste de Lérida, tem mais de 1,5 mil hectares de vinhedos e produz bons vinhos brancos, tintos equilibrados e espumantes de grande personalidade: Artesa de Segre, ao Noroeste de Lérida, elabora vinhos brancos, tintos e rosados. As sub-regiões de Vall de Ríu Corb e Les Garrigues, situadas no Sudeste da província de Lérida, produzem vinhos brancos e tintos de alto teor alcoólico. Outras subzonas são as de Pallars Jussà, Segrià e Urgel”.

 Costers del Segre2

Clima
Clima continental bastante seco em todas as sub-regiões, com temperaturas mínimas que passam abaixo de zero. Amiúde, no inverno, os verões têm temperatura máxima superior o 35° C em certas ocasiões e a precipitação é bastante baixa.

A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo
A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo

Solo

O solo é principalmente de natureza calcárea e granítica. A maioria dos vinhedos estão situados em solos cujo teor de matéria orgânica é pobre, calcário cinza-amarronzado, com uma elevada percentagem de calcário  e  pouca  argila.

IMÓVEL COM PERSONALIDADE Desde que plantou as primeiras videiras, em 1981, a propriedade tem crescido em número de parcelas. Hoje temos vinte hectares, próprios ou de outros agricultores que têm acordos de colaboração. Cada da propriedade, simples ou no município mais isolado e montanhosa expressa um único, soma das condições específicas do local e os anfitriões variedades. Cada vinhedo tem a sua própria pequena história ea soma de todas as formas uma história rica e complexa que cada vez mais torna-se importante para a história da vinícola. As habilidades do ambiente Grandes áreas perto da aldeia; jogos ao longo das estradas, ao pé do carvalho ou de margens mais elevadas; pequenas vinhas plantadas em encostas suaves: onde quer que esteja, os estoques estão em um vale propício ambiente, que protege as raízes e acaricia uvas. Os ventos carregam umidade e nevoeiro enquanto cal e argila solos profundos reter água tão valorizada durante a seca. No verão, as vinhas de vinha carregado, a variação de temperatura ampla entre dia e noite protegendo a saúde das plantas. Nosso vale é atropelado por um qualidades naturais que impulsionam como produtores de tentar tirar vantagem. AN Viticultura PRECISOS O objetivo do trabalho que fazemos no campo é fazer com que um grupo de alta qualidade. O solo é rico e queremos limitar a sua produtividade. Para conseguir isso, os tratamentos de cuidados de cultivo mínimo poda curta e orientação adequada. Muitas vezes os visitantes em comparação vinhas Baldomar Vale jardins bem em forma. É uma imagem agradável e amigável, que faz todo o sentido se nós praticada no tipo de vinho: delicado e rigoroso, ao mesmo tempo, bem modulada, uma alta precisão.
Vinhos com personalidade –
Desde que as primeiras videiras foram plantadas em 1981, a propriedade tem crescido em número de parcelas. Hoje tem vinte hectares, próprios ou de outros agricultores  colaboradores.
Cada propriedade, simples ou no município mais isolado dessa região montanhosa expressa um caráter único, com a soma das condições específicas de cada sub-região e das variedades locais. Cada vinhedo tem a sua própria história e a soma de todas resulta numa história rica e complexa que cada vez mais torna-se importante para a vida da vinícola.
As particularidades do terroir –
Grandes áreas perto da aldeia; videiras ao longo das estradas, ao pé do carvalho ou de margens mais elevadas; pequenas vinhas plantadas em encostas suaves: onde quer que esteja, as uvas estão num vale propício, que protege as raízes e acaricia uvas. Os ventos carregam umidade e  nevoeiro, enquanto cal e argila dos solos profundos retém a tão valorizada água durante a seca. No verão, as vinhas ficam carregadas, a ampla variação de temperatura entre dia e noite protege a saúde das plantas.  O terroir local tem inúmeras qualidades naturais que impulsionam os produtores a tirar vantagem.
Viticultura de precisão –
O objetivo do trabalho feito no campo é fazer vinhos de alta qualidade. O solo é rico e  sua produtividade tem de ser limitada. Para conseguir isso, práticas “minimamente invasivas” como a poda curta são adotadas com orientação adequada.

Degustação

Baldomà Selecció D.O. Costers del Segre 2013 – Álcool: 13,5% – Santa Cruz Importadora – Preço: R$ 51 – vermelho-rubi concentrado, com brilho e profundidade. Aberto nos aromas com profusão de frutas frescas (cereja, ameixa e groselha) sobre especiarias e mentol. Na boca mostrou-se um tinto potente, frutado, maduro e fresco. Taninos de boa qualidade, acidez elevada e álcool generoso resultando num vinho de grande personalidade mas com harmonia. Termina limpo, bem equilibrado, persistente. Deve crescer à mesa. Avaliação: 88-89/100 pts.

Um vinho detentor de relação preço-qualidade.
Um vinho detentor de relação preço-qualidade.

 

Santa Cruz banner

(Visited 287 times, 287 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *