Priorato

O Priorato

É uma região produtora de vinhos que fica no nordeste da Espanha e que integra a Catalunha, que como sabemos possui forte espírito independente. Essa apesar de ser uma das menores passa a ter muita relevância por causa de sua reputação. Lá, variedades internacionais como Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e até Pinot Noir pontificam e são cultivadas ao lado de vinhedos centenários de Garnacha e Cariñena.

O relevo acidentado dificulta a mecanização e os vinhedos estão plantados em terraços que serpenteiam as íngremes encostas a 700 metros de altitude, sobre solos de base xistosa denominado licorella, que proporciona excelente drenagem para as videiras e que também se caracteriza por contribuir no forte acento mineral no gosto dos vinhos. Nesse sentido, degustar um vinho do Priorato é uma experiência agradável, eis que não são muito conhecidos nestas bandas. O motivo principal é simplesmente porque são eclipsados pelos conhecidíssimos vinhos de Rioja e Ribera del Duero. Contudo, não podemos olvidar que são vinhos intensos e de perfil forte, com muito álcool e evidentes traços minerais que lhes conferem alguma austeridade. Normalmente são elaborados majoritariamente com as variedades locais Garnacha e Cariñena, que precisam ser muito bem vinificadas para mostrar suas virtudes.

Priorato3

Licorella

O Priorato está localizado na província de Tarragona. Nela integram os municípios de La Morera de Montsant, Scala Dei, La Vilella, Gratallops, Bellmunt, Porrera, Poboleda, Torroja, Lloa, Falset e Mola. O clima embora com influências mediterrânicas, é temperado e seco. Uma das características mais importantes é a quase ausência de chuva durante o verão, o que garante uvas muito saudáveis. A precipitação média é entre 500 e 600 mm por ano. O solo é, provavelmente, o mais característico da região e precisamente o que catapultou-a para as primeiras posições em termos de qualidade, não só em Espanha, mas em todo o mundo. É um solo, fino e vulcânico, composto de pequenos pedaços de ardósia (licorella), que dão aos vinhos um caráter marcadamente mineral. Os vinhedos estão localizados em terraços e encostas muito íngremes.

Priorato2

Os vinhos tintos

São as verdadeiras estrelas da região. Produzidos a partir de Garnacha e Cariñena combinado nas gamas altas com porcentagens menores de variedades estrangeiras (Cabernet Sauvignon, Syrah e Merlot principalmente), são caracterizados por sua forte cor cereja intensa. Os melhores oferecem um nariz de grande complexidade, com notas de fruta muito madura e o caráter marcante do terroir (devido ao efeito do solo xistoso) que fornece notas minerais abundantes. Na boca, são de grande caráter e estrutura; poderosos, cárnicos, quentes e ao mesmo tempo enfaticamente ácidos, marcadamente tânicos e muito persistentes.

A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo
A Espanha é um país do Velho Mundo, mas há regiões cujos vinhos lembram vinhos do Novo Mundo

Sobre a Finca Tobella

A filosofia da Finca Tobella é a de produzir um vinho que pode ser guardado, mas que também seja fresco e frutado podendo ser bebido assim que liberado ao mercado. Para conseguir isso, todos esforços são envidados para controlar a evolução das vinhas e as uvas não chegarem à sobre-maturação. A fermentação é monitorada e o contato do vinho com carvalho é limitado até cerca de um ano no máximo. Finalmente, a Finca Tobella utiliza uma porcentagem alta na mistura de Carignan  graças ao seu potencial considerável e acidez que dá ao vinho frescura aromática e longa vida.

Um tinto do Priorato sinônimo de elegância
Um tinto do Priorato sinônimo de elegância

Degustação

Finca Tobella Selecció Especial 2006 – Álcool: 14,5% – Região: Gratallops/Priorato – importador: Santa Cruz – tel. 11 2495 6510 – variedades: Cariñena (46%), Garnacha Tinta (42%) e Cabernet Sauvignon (12%) – vinho amadurecido 14 meses em barrica de carvalho francês. Engarrafado em junho de 2008 – Cereja intensa. Os aromas são muito complexos com a Cabernet Sauvignon, minoritária no corte, se fazendo sentir nos aromas aportando fruta, mentol e pimentão. Depois de algum tempo um toque balsâmico decorrente do estágio em barricas. Na boca é um vinho denso, com bom volume, taninos finíssimos e sólida estrutura  (baunilha), sem denunciar o peso de nove anos. Acento mineral; excelente acidez. O final é longo e bastante fresco graças a sua acidez balanceada. Avaliação: 92/100 pts.+

Santa Cruz banner

(Visited 242 times, 242 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *