O Vale de Cachapoal é um dos melhores terroirs  para vinicultura do Chile e está localizado a apenas 80 quilômetros ao Sul da cidade de Santiago. Ocupa a parte setentrional do vale de Rapel, enquanto o vizinho meridional é Colchágua. Embora por muito tempo se tenha falado só de Rapel, pouco a pouco ambos foram se desligando dessa vizinhança a ponto de já muitos poucos rótulos falarem em um Rapel genérico. Existe lógica por trás dessa divisão, porque as diferenças são importantes, tanto em clima quanto em topografia. Boa parte dos produtores mais importantes de Cachapoal tem seus vinhedos aos pés dos Andes, local chamado de Alto Cachapoal. Nessa região a Cabernet Sauvignon brilha com seu frescor e elegância, mas, também, aproveitando a influência fria da cordilheira e dos pedregosos solos aluviais de média fertilidade, conseguiram-se interessantes resultados com a Viognier em brancos  e  Cabernet Franc em tintos. O poente, nos arredores de Peumo, registre-se o melhor terroir para a Carménère* em todo Chile, as temperaturas aumentaram, especialmente nos setores protegidos da influência marítima, como em Las Cabras.  As brisas frescas da costa que deslizam pela bacia do rio Cachapoal banham os vinhedos de frescor e, ao mesmo tempo, moderam as altas temperaturas do setor. Isso explica, por exemplo, que os tintos tenham essas notas de ervas e frutas vermelhas maduras proporcionadas pelas brisas frescas. Fonte – Guia Descorchados.

* Essa afirmação não consta do texto original

MW - 80% Carménère e 20% Cabernet Sauvignon resultando num vinho equilibrado e harmônico
MW – 80% Carménère e 20% Cabernet Sauvignon resultando num vinho equilibrado e harmônico00

Sobre o MW Carménère Gran Reserva 2012, informa a importadora La Cristianini que: “um vinho feito por processo artesanal sem nenhuma intervenção mecânica, as garrafas são numeradas uma a uma pelo produtor. Tiragem limitada de 5.435 garrafas.

lacristianini

Sua cápsula é feita em cera, característica apresentada somente nos grandes vinhos. Um chileno muito premiado e até então desconhecido. Logo em sua primeira safra destacou-se no “Descorchados 2014”, prova de que estamos falando de um excelente vinho de boutique. Maturana esta entrando no rol dos melhores vinhos chilenos “.

2015-06-28 13.24.55

Degustação

MW Carménère Gran Reserva 2012 – Vale de Cachapoal – Álcool: 14,8% – Vale de Cachapoal – Importador: La Cristianini – José Ignácio Maturana foi enólogo da Casa Silva durante mais de dez anos. Neste período essa vinícola que é um dos destaques de Colchágua produziu alguns do mais premiados vinhos chilenos. Agora, em voo solo, o inquieto José Maturana está produzindo aquele que é, na nossa modesta opinião, um dos melhores Carménères chilenos da atualidade. MW é elaborado com uvas do Vale de Cachapoal. Análise organoléptica: púrpura brilhante, intenso, profundo com reflexo azulado. Aromas complexos, com notas de groselha, licor de cassis e cereja sobre um fundo marcado pelas especiarias. O uso judicioso da madeira permite a livre expressão da fruta vermelha e negra. Na boca um verdadeiro bombom de chocolate com cereja. Delicioso, fresco e suculento, tem estrutura para dez ou mais anos de evolução na garrafa. Taninos finíssimos, álcool generoso sem incomodar e uma fruta copiosa domina o conjunto. Longo e persistente, seu final é aveludado. Uma delícia de Carménère! Avaliação: 92/100 pts.++

 

(Visited 655 times, 655 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *