Sobre a Garnacha/Grenache

a) o primeiro registro da variedade remonta ao ano de 1513, na Espanha, tendo sido amplamente difundida no período de 1035 – 1715 (Reinado de Aragão).

b) a variedade se expandiu para Navarra, Priorato e e Rioja Baja.
c) depois Rhône, Sardenha e no Novo Mundo Barossa Valley (principalmente na década de 1960 na elaboração de vinhos fortificados), na Austrália.
d) Na França a Grenache é a segunda variedade mais plantada depois da Merlot.
e) a Grenache também se destaca no Rhône Sul e no Languedoc-Roussillon.
f) Na Espanha é a terceira variedade mais plantada.
g) Na Itália também denomina-se Tocai Rosso, sendo plantada na Sardenha e no Vêneto.
E mais,
A Garnacha/Grenache se caracteriza por ter a pele fina, média coloração, taninos firmes, acidez moderada e por exibir fruta vermelha. Difere-se da Pinot Noir por preferir o calor. É uma variedade de amadurecimento precoce.
Versatilidade – “A Garnacha/Grenache é a uva que transforma sol em frescor”. Boa para elaboração de vinhos rosés, tintos leves (Rhône), blends, tintos encorpados e vinhos fortificados.
Navarra2

O projeto Zorzal está localizado no coração de Navarra, mais precisamente na região de Ribera Baja de Navarra, na secular vila de Corella. Zorzal Garnacha 2013 é um vinho único, com conceito distinto, que envolve duas gerações da Família Sanz que tem profundo respeito pela vinificação tradicional. Com seu firme compromisso de recuperar as uvas nativas de Navarra, tais como a “soberba” e de baixo rendimento Graciano, a Viña Corellana já obteve diversos prêmios, fora da Espanha inclusive. Métodos ecológicos são utilizados em todas as fases do processo de viticultura e enologia. A viticultura & enologia estão a cargo de Mikel Sanz e de Fernando Perez Obanos, respectivamente.

2015-06-19 20.36.43

Degustação

Viña Zorzal Garnacha Tinta D.O. Navarra 2013 – Álcool: 13,5% – importador: Calix Vinhos – preço sugerido: R$ 66,30 – O vinho só passou quatro meses em barricas de carvalho, assim os aromas frutados estão bem perceptíveis. Análise organoléptica: vermelho-rubi intenso, brilhante. Aromas complexos com notas de fruta doce, compota, ameixa sobre um toque mineral. Na boca a sua entrada revelou um vinho de taninos de boa textura, álcool integrado, corpo pleno, caráter instigante por conta de sua acidez marcante. Vinho de acento mineral, gastronômico, persistente. Enfim, um tinto fácil de beber, dotado de ótima relação preço-qualidade, opção certa para conhecer a variedade. Avaliação: 88-89/100 pts.+

2015-06-19 20.37.58

(Visited 508 times, 508 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *