A Bodega Los Haroldos conta com mais de setenta anos de história na indústria vitivinícola da Argentina. Atualmente está sob condução de sua terceira geração. Tudo começou em 1.939 com Octavio Rufino Falasco e seu filho Haroldo Santos Falasco deu continuidade a sua obra.

Hoje Jorge Daniel Falasco continua a tradição familiar de elaborar e comercializar vinhos de qualidade, honrando os princípios que deram origem ao sonho de seu avô: ser um projeto sólido no tempo, mantendo a juventude, dinamismo e inteligência para adaptar-se às mudanças do mercado. A Família Falasco possui 100% do capital acionário de Los Haroldos S.A. e Balbo S.A.

É um bodega que se caracteriza por sua ampla gama de vinhos que conjuga qualidade com preço acessível. No segmento de vinhos Premium a bodega desenvolveu a linha “Los Haroldos Roble”, um vinho com passagem em barricas de carvalho francês que lhe transfere esse toque tão particular, marcando o corpo e conferindo solidez do vinho, de intensa cor rubi e marcantes aromas de violetas e frutas negras. Completa a linha os vinhos Premium “Los Haroldos Reserva de Família”, um produto que representa o espírito da bodega, elaborado a partir de vinhedos demais de 50 anos; possui cor vermelho intenso com nuances violáceas que destacam sua vitalidade e aromas que remetem a ameixas maduras, especiarias com um fundo de chocolate e café torrado. Atualmente exporta para mais de trinta e cinco países, como: Estados Unidos, Canadá, Brasil, Peru, Alemanha, Reino Unido, Bélgica, República Tcheca, Dinamarca, Rússia, China e Japão, entre outros. Mais não é somente brancos e tintos que essa bodega produz. Elabora também um surpreendente espumante pelo método Charmat, que surpreendeu este escriba consoante avaliação abaixo.

 

Engana-se quem pensa que a Argentina não produz bons espumantes. Sua indústria tem mais de sessenta anos de tradição. Tudo começou com a chegada da Chandon que dinamizou o setor. Atualmente, bons espumantes de baixo custo são produzidos na Argentina. O Los Haroldos é um exemplo clássico.

Degustação

Espumante Hacienda Los Haroldos Brut – Álcool: 12,5% – Variedades: Chardonnay (70%) e Sauvignon Blanc (30%) – importador: Obra Prima – preço médio: R$ 50 – Amarelo palha com reflexo esverdeado. Na flûte apresentou bom perlage, com borbulhas de tamanho diminuto emergindo do centro da taça em grande quantidade. Surpreendentemente agradável no olfato, com os aromas delicados da Sauvignon Blanc em primeiro lugar, para ceder espaço para panificação (croissant) sobre um toque defumado. Boca no mesmo diapasão. Cítrico, macio e sobretudo fresco, é o tipo de espumante que em razão da sua cremosidade agrada logo no início. A Chardonnay, predominante no corte, confere-lhe estrutura. Sem amargor, equilibrado e elegante, faltou-lhe um pouquinho mais de persistência, mas apresentou boa tipicidade e relação preço-qualidade. Temperatura de serviço: 6°- 8°C. Avaliação: 88-89/100 pts.

(Visited 529 times, 529 visits today)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *